Mudanças climáticas é tema de seminário promovido pela Defesa Civil Municipal

Encontro foi destinado aos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec’s)

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 16/03/2024 às 13:48
Mudanças climáticas é tema de seminário promovido pela Defesa Civil Municipal
Capacitação faz parte das ações de preparação para enfrentamento ao período chuvoso. Foto: Felipe Sóstenes/Secom Maceió

Os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC’s) participaram, na manhã deste sábado (16), do primeiro seminário sobre mudanças climáticas promovido pela Defesa Civil de Maceió.

O encontro foi uma capacitação para os voluntários que atuam nas comunidades de Maceió e apresentou os desafios e as soluções no contexto de mudanças climáticas, trazendo a realidade da nossa cidade.

“É importante que nossos Nudec’s estejam capacitados e com as informações adequadas para agir de forma preventiva. Nesses momentos há também um alinhamento para que todos atuem com o objetivo de salvaguardar a vida dos maceioesses”, destaca Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.

Encontro aconteceu no auditório da Faculdade da Cidade de Maceió - Facima. Foto: Felipe Sóstenes/Secom Maceió
Encontro aconteceu no auditório da Faculdade da Cidade de Maceió - Facima. Foto: Felipe Sóstenes/Secom Maceió

O meteorologista do órgão, Hugo Carvalho, destacou o que é o período chuvoso, como funciona os níveis de operação da Defesa Civil de acordo com a quantidade de chuvas e como o Nudec deve agir. O evento trouxe ainda temas relacionados a identificação de riscos em encostas e edificações, apresentado pelo engenheiro civil do órgão, Júlio Normande, como também análise de riscos de quedas de árvores, com o agente de redução de riscos Alisson Henrique.

“Nesse seminário eu adquiri muito conhecimento que também vou poder compartilhar com minha comunidade. Sou muito grato pela oportunidade e também por todo apoio que recebo de todas as equipes da Defesa Civil”, disse Belo Willams, Nudec na Vila Brejal, no bairro do Vergel.

O seminário é parte dos encontros e oficinas que a Defesa Civil realiza com os Nudec’s como ação de preparação para o período chuvoso, que tem forte atuação destes voluntários em suas comunidades.

Os Nudec’s presentes receberam certificado de participação no primeiro seminário de mudanças climáticas da Defesa Civil de Maceió. Foto: Ascom Defesa Civil
Os Nudec’s presentes receberam certificado de participação no primeiro seminário de mudanças climáticas da Defesa Civil de Maceió. Foto: Ascom Defesa Civil

“É com o auxílio dos Nudec’s que podemos atuar de forma mais ágil e eficaz nas comunidades de Maceió e, como resultado do trabalho dos agentes da Defesa Civil de Maceió e dos Nudec’s que estamos pelo segundo ano consecutivo sem registrar mortes na capital em decorrência dos desastres naturais durante o período chuvoso”, finalizou o coordenador-geral.

O que são os Nudec’s

O Núcleo Comunitário de Defesa Civil é composto de voluntários que residem nas comunidades da capital. Por já conheceram as necessidades do local, são os olhos do órgão nessas áreas de vulnerabilidade social, e acionam a Defesa Civil para atender ocorrências, promover eventos e palestras para a comunidade, assim como ações preventivas para enfrentamento ao período chuvoso.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h