Moradores de Fernão Velho são orientados sobre importância da vegetação em encostas
Agentes da Defesa Civil de Maceió utilizaram maquete para fazer demonstração
A Defesa Civil de Maceió participou, nesta segunda-feira (5), da programação do Junho Verde, que faz parte da campanha da Prefeitura de Maceió, "Somos Meio Ambiente". A iniciativa ocorreu no Alto do Cruzeiro, em Fernão Velho.
No estande da Defesa Civil Municipal, os agentes demonstraram a importância da vegetação nas encostas para evitar deslizamentos de massa, que é um dos motivos que mais geram ocorrências nas áreas de risco.
Para quem reside nestas localidades, principalmente próximo a barreiras, é importante saber que alguns tipos de vegetações não protegem as encostas e podem, inclusive, favorecer os deslizamentos, como a bananeira.
“Essa planta, assim como algum algumas outras frutíferas, são ineficientes, pois acumulam muita água no solo durante as chuvas, contribuindo para a ocorrência de deslizamentos”, explica a diretora de Planejamento, Prevenção e Redução de riscos, Carolina Sarmento.
A vegetação mais indicada para proteger encostas e evitar deslizamentos são as gramíneas, como grama e vários tipos de capim. Algumas árvores frutíferas são recomendadas para a plantação, próximo a residências, em áreas de encostas, como a goiabeira, laranjeira, pitangueira, limoeiro, entre outras.
Além das orientações, os agentes apresentaram na prática, por meio de maquetes e experimentos, que uma barreira desprotegida pode gerar muitos transtornos. “Grande parte dos chamados que recebemos, principalmente durante o período chuvoso, é em decorrência dos deslizamentos de barreira, então é importante que a população também possa fazer sua parte para se proteger”, acrescenta Carolina.
O trabalho educacional é voltado para minimizar os impactos causados pelas chuvas, pois com o meio ambiente preservado, evita-se a ocorrência de desastres naturais.
Prevenção
As ações de prevenção da Defesa Civil começa com a criação do plano de enfrentamento ao período chuvoso, o Previne Maceió. O plano tem em seu escopo as atividades desenvolvidas por cada secretaria em situações de eventos extremos, como fortes chuvas e/ou inundações.
Uma das ações da Defesa Civil é a aplicação de lonas nas encostas e barreiras que ainda não receberam a contenção definitiva.
Os critérios utilizados para a obtenção dos pontos iniciais de colocação de lona vêm do cruzamento de localidades de maior risco, elencadas pelo plano municipal e os casos mais críticos detectados em ocorrências recebidas pela Diretoria Operacional da Defesa Civil de Maceió.
Os demais pontos são levantados pelos Núcleos Comunitários, sob a análise dos técnicos da Defesa Civil de Maceió
Desde o início deste ano, mais de 29.800 m² de lonas já foram aplicados em 140 pontos de toda a capital.
Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil
Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h