Mais de 100 pessoas participam de oficinas promovidas pela da Defesa Civil de Maceió

Formação em primeiros socorros ocorreu em diversas comunidades da capital

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 16/02/2023 às 12:49
Mais de 100 pessoas participam de oficinas promovidas pela da Defesa Civil de Maceió
Moradores do Barro Duro receberam certificado após participação na oficina. Foto: Ascom Defesa Civil

A Defesa Civil de Maceió realizou oficinas de primeiros socorros em diversas localidades da capital. Um total de 129 pessoas, de várias comunidades, já participaram da iniciativa, nos bairros Poço, Jacintinho, Riacho Doce, Ipioca, Fernão Velho, Benedito Bentes, Novo Mundo e Barro Duro.

As oficinas integram as ações de prevenção da Defesa Civil da capital e visam preparar a população com instruções de primeiros socorros, ressaltando a missão de salvaguardar vidas.

O conhecimento passado nas oficinas é para além do período chuvoso e, as pessoas estarão prontas para socorrer alguém até a chegada dos especialistas, podendo salvar uma vida”, ressalta o coordenador-geral da Defesa Civil, Abelardo Nobre.

Segundo o diretor social, Eugênio Dantas, as pessoas que participam têm dado depoimentos ao final de cada capacitação e agradecem à Defesa Civil pela oportunidade. “Elas têm sido bem participativas, e aprendem na prática a realizar o socorro em diferentes situações e, a partir disto, já têm uma noção de como se portar e o que fazer para ajudar alguém em tempo hábil”, explica.

O treinamento é ministrado pelos agentes operacionais da Defesa Civil e socorristas, Audry Feitosa e Jaques Pedrosa. As oficinas acontecem com a intermediação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC’s), que reúnem as pessoas da comunidade.

“Foi gratificante dar essa oportunidade a tantas mulheres guerreiras, trabalhadoras e que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de conhecimento. Todas interagiram muito e eu via no olhar de cada uma delas a vontade de aprender. Tenho certeza que elas saíram prontas para colocar em prática em uma possível necessidade de socorro”, enfatizou Dallya Pontes, do NUDEC em Ipioca.

Na capacitação, os participantes recebem orientações básicas de socorro, quais procedimentos devem fazer e forma correta de realizá-los, além da prática da simulação de um atendimento.

Após o Carnaval, a Defesa Civil irá iniciar a segunda parte do cronograma para a continuação das oficinas na Grota do Rafael, no Eustáquio Gomes, no Benedito Bentes, no Reginaldo (Poço) e no Feitosa. Posteriormente também serão realizadas as oficinas nas secretarias da Prefeitura de Maceió, capacitando os servidores do Município.

O que são os NUDEC’s

Os NUDEC's são voluntários que auxiliam a Defesa Civil na comunidade em que residem, orientando os moradores das áreas de risco e acionando os agentes operacionais em caso de ocorrência.

A parceria da Defesa Civil com os NUDEC's foi fundamental para que nenhuma morte fosse registrada na capital durante o último período chuvoso, já que os voluntários auxiliam na retirada das famílias em áreas de risco.

Por conhecerem os moradores da comunidade local, os Núcleos Comunitários já têm um olhar clínico para identificar as necessidades e acionar a Defesa Civil quando necessário.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h