Maceió terá 109 novos voluntários para atuar nas áreas de risco

Os Núcleos Comunitários de Defesa Civil passaram por curso de formação e receberam certificados

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 21/11/2023 às 14:53
Maceió terá 109 novos voluntários para atuar nas áreas de risco
Certificação aconteceu nesta terça-feira (21), no auditório da Facima. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A Defesa Civil de Maceió entregou na tarde desta terça-feira (21), 109 certificados para novos voluntários que fizeram a formação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). Eles juntam-se aos 44 Nudecs que já atuam desde 2021 em várias comunidades de Maceió, como uma extensão da Defesa Civil Municipal nos bairros com áreas de risco.

Flávio Morais é um dos novos Nudecs que vai atuar no Jacintinho e contou como se tornou voluntário. “Eu já era líder comunitário e os Nudecs só vieram para somar. Quando abriu o curso, eu entrei para ajudar ainda mais o meu bairro. Esse projeto foi maravilhoso e atende a nossa comunidade, porque quando precisamos da Defesa Civil já acionamos e de imediato as equipes chegam para nos ajudar”, disse.

Flávio Morais é Nudec no bairro do Jacintinho. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Flávio Morais é Nudec no bairro do Jacintinho. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

O núcleo é composto, em sua maioria, por líderes comunitários que já conhecem e atendem as demandas das comunidades em que residem. Principalmente no período chuvoso, acionam diretamente o órgão para ações de resposta à comunidade, auxiliando na retirada de pessoas das áreas de risco, identificando riscos de deslizamentos de barreiras, desabamento de residências e demais ações de Defesa Civil.

“Os Nudecs têm um papel extremamente importante. Eles são os nossos olhos nas comunidades e estão presentes no dia a dia, o que facilita o acesso e nos auxilia a atender as demandas”, enfatiza Abelardo Nobre, coordenador geral da Defesa Civil de Maceió.

Janiere Ferreira é moradora do bairro do Rio Novo e no período chuvoso de 2022 foi socorrida pelos agentes da Defesa Civil durante uma inundação, por causa do transbordamento da Lagoa Mundaú. Após o episódio, ela decidiu se voluntariar para ser Nudec.

Moradora do Rio Novo, Janiere Ferreira, se voluntariou e passou pela formação para ser Nudec. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Moradora do Rio Novo, Janiere Ferreira, se voluntariou e passou pela formação para ser Nudec. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

“Ao ver o tratamento dos agentes com as pessoas da minha comunidade, eu quis fazer parte disso e assim que abriram as inscrições para o curso eu me inscrevi. Passei pela formação e hoje estou recebendo meu certificado”, ressaltou a Nudec.

A certificação fecha o ciclo de formação dos Nudecs que passaram por dois módulos do curso aprendendo sobre o que é a Defesa Civil, definição e construção das regras do Núcleo, conceito de voluntariado, noções de primeiros socorros, avaliação de barreiras e imóveis e processo de atendimento da Defesa Civil.

Após essa formação, os Núcleos ficam aptos a atuar nas comunidades, antes, durante e a após o período chuvoso, agindo nas ações de preparação,  prevenção, resposta e restabelecimento, de acordo com o trabalho desenvolvido pelos agentes de Defesa Civil.

O evento ocorreu às 17h de hoje (21), no auditório da Faculdade da Cidade de Maceió (Facima) e contou com a presença dos voluntários que receberam os certificados, dos Nudecs que já atuam em suas comunidades, dos agentes de Defesa Civil e moradores das comunidades.

Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Previne 2024

Na ocasião, o coordenador geral também apresentou o Plano de Enfrentamento ao Período Chuvoso 2024, o Previne Maceió, e ressaltou como os Nudecs foram essenciais para, em dois anos seguidos, não registrarmos vítimas fatais durante o período chuvoso.

“Era uma realidade distante há anos em Maceió. Mas nesses dois últimos anos, com empenho e dedicação de todos os agentes de Defesa Civil e dos Núcleos Comunitários, nós conseguimos. Atendemos muitas pessoas, fizemos encaminhamentos para os benéficos eventuais do Município e retiramos famílias do risco, e todas tiveram suas vidas preservaras”, enfatizou.

Além deste marco para a Defesa Civil de Maceió, com as ações de prevenção, o número de ocorrências reduziu em 60% nos últimos três anos. De janeiro a junho de 2023 foram registradas 877 ocorrências, enquanto 2021 registrou 2.274 e 2022 2.178, no mesmo período.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h