Maceió tem representante em fiscalização na Bacia do Rio São Francisco
Ação conta com o trabalho da engenheira ambiental e sanitarista da Defesa Civil Municipal
A engenheira ambiental e sanitarista da Defesa Civil de Maceió, Clyvia Souza, participou pelo terceiro ano consecutivo da Fiscalização Preventiva Integrada na Bacia do Rio São Francisco (FPI). A iniciativa tem como objetivo proteger o meio ambiente ao levar em conta os aspectos natural, cultural e de trabalho que estão relacionados com a Bacia do Rio São Francisco.
A fiscalização ocorreu nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais que são banhados pelo Rio São Francisco. Entre as fiscalizações que foram realizadas estão as inspeções em abastecimento de água, agroindústrias, barramentos, caça e pesca predatória, carcinicultura e unidades de abate de animais.
“Nesta etapa do Sertão alagoano foram encontradas diversas atividades irregulares como produção de 780 litros de agrotóxicos irregulares, extração ilegal de minerais, lixões a céu aberto sem as devidas licenças, entre outras”, explicou a engenheira ambiental e sanitarista da Defesa Civil de Maceió, Clyvia Souza.
Durante as inspeções, foi encontrado um macaco prego galego criado em cativeiro sem água e comida, além de um desmatamento da flora local com um total de área equivalente a 419 campos de futebol.
Segundo a engenheira ambiental e sanitarista, todas essas fiscalizações e aplicação devida de multas foram realizadas durante os 15 dias que ocorreram as vistorias, de 17 a 30 de novembro, e os animais resgatados foram devolvidos aos biomas da Mata Atlântica e da Caatinga.
A ação visa também melhorar a qualidade de vida do povo ribeirinho, através de ações planejadas e integradas de conservação e revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco.
A Fiscalização Preventiva Integrada na Bacia do Rio São Francisco é uma ação do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e do Comitê da Bacia do Rio São Francisco (CBHSF). Participaram das vistorias técnicas profissionais das áreas de Biologia, Geotécnica, Engenharia Ambiental, Geologia e Geografia.
Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil
Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h