Diretoria Social orienta crianças sobre a importância e atuação da Defesa Civil

Roda de conversa aconteceu na Grota do São Rafael, no Jacintinho

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 23/04/2022 às 14:13
Diretoria Social orienta crianças sobre a importância e atuação da Defesa Civil
Crianças da Grota do São Rafael conheceram o trabalho da Defesa Civil de Maceió. Foto: Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil

A Defesa Civil esteve na manhã deste sábado (23) no Projeto Educacional Solidário, que funciona há 17 anos na Grota do São Rafael, no Jacintinho, para conversar com as crianças sobre a atuação e importância do órgão. O Diretor Social, Eugênio Dantas e a psicóloga Denise Batista realizaram uma roda de conversa interativa com a participação das crianças, sobre os conceitos, a atuação e os profissionais que compõem a Defesa Civil.

Bate-papo interativo aconteceu no Projeto Educacional Solidário. Foto: Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil
Bate-papo interativo aconteceu no Projeto Educacional Solidário. Foto: Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil

“As crianças também podem ser agentes transformadores na sociedade. Essa consciência desde a infância é importante para que eles se tornem adultos atuantes em suas comunidades e, quem sabe, sejam futuros colaboradores da Defesa Civil”, ressalta o diretor.

Ildiomar Cândida e Alcimar Enéas são fundadores e mantenedores do Projeto, e também são parte dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs). Eles receberam a equipe da Defesa Civil e fizeram parte do momento que trouxe mais conhecimento para as crianças da comunidade. “Só temos a agradecer, pois agora as crianças sabem como é que atua a Defesa Civil e podem ajudar orientando suas famílias e os vizinhos”, disse Alcimar.

Núcelos Comunitários Mirins

A conversa faz parte de um projeto que será em breve implantado na Defesa Civil para selecionar NUDECs Mirins. Crianças e adolescentes poderão fazer parte do grupo de apoio da Defesa Civil nas comunidades, auxiliando nas ações e exercendo um importante papel social.

“As crianças não sabiam muito bem o que é a Defesa Civil, mas a partir de agora elas já estão mais esclarecidas e podem se tornar um NUDEC mirim”, enfatiza Ildiomar, que junto a seu esposo, são voluntários da Grota do São Rafael e prestam apoio à Defesa Civil auxiliando no monitoramento das áreas de risco.

Ildiomar Cândida e Alcimar Enéas, fundadores, receberam a equipe da DCM. Foto: Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil
Ildiomar Cândida e Alcimar Enéas, fundadores, receberam a equipe da DCM. Foto: Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil

O projeto

O Projeto Educacional Solidário oferece reforço escolar para crianças do Ensino Infantil e Fundamental que residem na comunidade, e atendem cerca de 20 crianças e adolescentes durante a semana. Além dos professores e colaboradores voluntários, tem uma equipe de psicólogos que fazem terapia comunitária para 15 mães e atendimentos clínicos individuais.

Aos sábados, o projeto oferece café da manhã e Escola Bíblica, além de atividades lúdicas e educativas, contribuindo para o desenvolvimento das crianças como cidadãos. O projeto é mantido por doações de pessoas que conhecem a iniciativa e realizam as contribuições.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h