Diretoria Social da Defesa Civil visita residências no Reginaldo
Ação faz parte do monitoramento das áreas de risco da cidade
A Defesa Civil de Maceió realizou, nesta quinta-feira (7), uma visita de monitoramento no Vale do Reginaldo. A equipe da Diretoria Social visitou as residências que estão presentes nas áreas de risco e que são previamente mapeadas pelo Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR). O plano faz o acompanhamento e a prevenção antes de iniciar o período chuvoso.
O diretor do setor, Eugênio Dantas, acompanhou o trabalho das assistentes sociais. Ele ressaltou a importância da ação. “De forma preventiva, essas famílias recebem nossa equipe e são orientadas quanto ao período de chuva, por residirem em áreas de vulnerabilidade. Elas são cadastradas para fazermos um acompanhamento”, explica.
As assistentes sociais realizaram o cadastro das famílias que moram em áreas de risco do Reginaldo. Havendo a necessidade, elas serão acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O Núcleo Comunitário de Defesa Civil da região acompanhou a ação da Defesa Civil, indicando as necessidades dos moradores.
Assistência
Além das visitas de acompanhamento, a Diretoria Social da Defesa Civil exerce um importante papel junto às famílias quando ocorrem sinistros como desabamento ou deslizamento. É o setor responsável por acolher as pessoas e realizar uma escuta qualificada, para minimizar o sofrimento e encaminhar às devidas providências. É composto por assistentes sociais e psicólogas.
NUDECs
Os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs) são formados por pessoas voluntárias da comunidade que prestam apoio à Defesa Civil e auxiliam no monitoramento das áreas de risco.
Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil
Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h