Defesa Civil reinicia aplicação de lonas nas encostas de Maceió

Ação preventiva visa dimuir os riscos de acidentes no período chuvoso

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 09/02/2023 às 15:00
Defesa Civil reinicia aplicação de lonas nas encostas de Maceió
Defesa Civil de Maceió identifica pontos em que serão aplicadas as lonas. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

A Defesa Civil de Maceió retomou, nesta quinta-feira (9), a aplicação de lonas em vários bairros que possuem áreas de risco. A ação faz parte do planejamento de ações de prevenção para o enfrentamento ao período chuvoso.

O coordenador-geral da Defesa Civil da capital, Abelardo Nobre, destaca que o trabalho preventivo é de suma importância para diminuir os efeitos das chuvas, reduzindo a probabilidade de danos na ocorrência de desastres.

“Enquanto as obras de contenção de barreiras estão em processo, nossa missão é agir para que o risco diminua, evitando assim que ocorram deslizamentos e desabamentos, que é muito comum no período chuvoso, a partir de maio. Por isso, nossa preparação começa agora”, ressalta.

A Diretoria de Planejamento, Prevenção e Redução de Risco elaborou um cronograma que abrange toda a cidade, iniciando os trabalhos em 10 bairros, nos quais estão as áreas de risco mais críticas.

“As lonas têm a função de disciplinar o escoamento da água da chuva, redirecionando-a para, consequentemente, evitar que a encosta fique saturada e deslize”, explica a diretora de Planejamento, Prevenção e Redução de Risco da Defesa Civil de Maceió, Carolina Sarmento.

O trabalho teve início na ladeira de Fernão Velho e segue para outras localidades de Maceió, como Ipioca, Riacho Doce, Jacarecica, Cruz das Almas, Chã da Jaqueira, Flexal (Bebedouro), Novo Mundo, Reginaldo e Benedito Bentes.

Em 2022, a Defesa Civil instalou mais de 52.518 m² em 287 pontos. “Não registramos ocorrência de deslizamentos nestes pontos onde aplicamos lonas. É uma medida paliativa que tem trazido resultados positivos e, consequentemente, mais segurança para as pessoas que residem próximas a essas encostas”, pontua o coordenador de Planejamento, Prevenção e Redução de Risco da Defesa Civil de Maceió, Matheus Montenegro.

Prevenção

A Defesa Civil de Maceió tem em seu escopo de ações realizar medidas preventivas para mitigar os riscos existentes nos mais de 570 pontos mapeados pelo Plano de Redução de Risco do Município. E, uma destas ações é a aplicação de lonas nas encostas e barreiras que ainda não receberam a contenção definitiva.

Os critérios utilizados para a obtenção dos pontos iniciais de colocação de lona vêm do cruzamento de localidades de maior risco, elencadas pelo plano municipal e os casos mais críticos detectados em ocorrências recebidas pela Diretoria Operacional da Defesa Civil de Maceió. Os demais pontos foram levantados pelos Núcleos Comunitários de Defesa Civil, sob a análise dos técnicos do órgão municipal.

A população pode solicitar a aplicação de lona, entrando em contato com a Defesa Civil de Maceió pelo número 199. A Diretoria de Planejamento, Prevenção e Redução de Risco enviará os técnicos ao local para, posteriormente, incluir as localidades no cronograma de aplicação das lonas.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h