Defesa Civil realiza manutenção dos pluviômetros de Maceió

Equipamentos medem a quantidade de chuvas em tempo real

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 19/04/2023 às 12:25
Defesa Civil realiza manutenção dos pluviômetros de Maceió
A manutenção dos equipamentos é realizada por técnicos do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC). Foto: Ascom Defesa Civil

Com a proximidade do período chuvoso, várias ações estão sendo realizadas pela Defesa Civil de Maceió, com a finalidade de minimizar os efeitos das chuvas na capital. Uma destas ações é a limpeza e manutenção dos equipamentos que medem em tempo real a quantidade de chuvas, os pluviômetros.

Com o auxílio de uma equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), técnicos do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), realizaram nesta quarta-feira (19) a manutenção dos 13 pluviômetros instalados em vários bairros da capital.

Segundo o meteorologista da Defesa Civil, Hugo Carvalho, o trabalho é de suma importância para que os equipamentos estejam funcionando corretamente. “Se os equipamentos não estiverem com essa manutenção em dia, pode comprometer o monitoramento e, é através dessa contagem da quantidade de chuvas que direcionamos os níveis de alerta da Defesa Civil, para avisar à população”, esclarece o meteorologista.

A quantidade de água captada pelo pluviômetro é mostrada em milímetros. Uma chuva de 1 mm, é equivalente a 1 litro de água em uma área de 1 metro quadrado. “Quando o pluviômetro de determinada região alcança a marca de 10 mm, por exemplo, nós já alteramos o nosso nível operacional para ‘observação’, seguidos de ‘atenção’, com 30 mm, ‘alerta’, com 70 mm e ‘alerta máximo’, acima 100 mm”, explica o meteorologista.

De acordo com a quantidade de chuva, as demandas podem começar a surgir como alagamentos, deslizamentos de barreiras, desabamentos de edificações, contribuindo diretamente para que a Defesa Civil inicie as ações previstas no plano de enfrentamento ao período chuvoso como resposta à população.

O monitoramento do órgão é ininterrupto e, em caso de necessidade, os alertas serão emitidos para a população cadastrada no sistema de alertas da Defesa Civil.

Receba alertas

O cidadão interessado em receber as mensagens de alerta da Defesa Civil precisa informar o CEP da sua residência para o número 40199, de forma gratuita.

Além do formato em SMS, a Defesa Civil possui o serviço de envio de alertas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram. Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o robô, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra.

No Telegram, a população deve pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional e realizar o mesmo procedimento. Em todas as ferramentas disponíveis o usuário terá acesso aos alertas da Defesa Civil em caso de fortes chuvas e/ou inundações.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h