Defesa Civil participa de simulado de emergência no Trapiche da Barra

Exercício que acontece nesta sexta-feira (9) prevê o fechamento de vias e conta com a participação dos moradores da região

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 06/09/2022 às 15:08
Defesa Civil participa de simulado de emergência no Trapiche da Barra
Simulado irá envolver vários órgãos municipais e estaduais. Foto: Ascom Defesa Civil Maceió

A Defesa Civil de Maceió participa nesta sexta-feira (9), a partir das 9h, do exercício de simulação de emergência no bairro Trapiche da Barra, realizado pela Coordenação de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL). O acionamento do Plano Global de Atendimento para Situações de Emergências (PGASE) tem o objetivo de treinar as comunidades próximas à Braskem e os efetivos dos órgãos públicos e privados envolvidos.

A simulação, que contará com a participação dos moradores da região, terá duração de no máximo 40 minutos. A Braskem acionará o alarme da comunidade e comunicará ao Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) sobre uma suposta ocorrência na fábrica, com impactos na comunidade do Trapiche da Barra. A partir desta situação fictícia, o Plano de Controle de Emergências Interno é colocado em ação, com a intenção de minimizar ou eliminar os possíveis impactos que um evento como este pode causar, no menor tempo possível.

Para realizar o exercício simulado, o trânsito da região ficará parcialmente bloqueado por até 40 minutos nas vias paralelas à Avenida Assis Chateuabriand, que não sofrerá bloqueio. As vias que serão interditadas são a Avenida Rui Palmeira, em frente ao Quartel 1 BPM, sentido Pontal, onde a via volta a ser duplicada; o cruzamento da Avenida Siqueira Campos com a Rui Palmeira, em frente ao Galeto Demery, sentido Centro - Pontal e o cruzamento da Avenida Siqueira Campos com a Rui Palmeira, em frente ao Galeto Demery, sentido Pontal - Centro; na esquina da Av. Rui Palmeira, sentido Virgem dos Pobres; e Rua Riachuelo, em frente à entrada do Sitio Recreio.

“Este simulado acontece todos os anos e nós, que coordenamos o APELL, preparamos nossos agentes para um possível acidente, para que eles estejam cientes de quais ações devem ser realizadas. É uma ação integrada com vários órgãos e é muito importante para a segurança da população”, explica o tecnólogo da Defesa Civil de Maceió e coordenador do APELL, Paulo Noronha.

Todos que compõem a coordenação local do APELL vão testar seus planos de atendimento a emergências e o controle na evasão da população. Além da Defesa Civil Municipal, estarão presentes o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Defesa Civil Estadual, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Guarda Municipal (SEMSCS) e Instituto do Meio Ambiente (IMA). O Hospital Geral do Estado (HGE) e a Santa Casa de Misericórdia de Maceió também participam do exercício recebendo as vítimas.

APELL

A coordenação de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL), coordenada pela Defesa Civil, é essencial para planejar medidas de proteção (orientação, evasão, monitoramento e abrigo) da população para situações de emergência na área do entorno da unidade industrial da Braskem no Pontal da Barra. Para isso, promove meios para informar à população sobre a ocorrência de situações de emergência e sobre os procedimentos a serem adotados nessas situações.

Além da elaboração de um plano global de atendimento a situações de emergência e de um programa de treinamento, com marcação das rotas de fuga, e a realização periódica de simulados de acionamento é indispensável para que as ações a serem executadas sejam testadas e analisadas pela Braskem e demais órgãos envolvidos.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h