Defesa Civil orienta moradores das áreas de risco da capital

Proximidade do período de chuvas deixa o órgão municipal em alerta

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 15/04/2023 às 10:00
Defesa Civil orienta moradores das áreas de risco da capital
Órgão realiza vistorias nos pontos de risco de toda a capital. Foto: Ascom Defesa Civil

Com a proximidade do período chuvoso, a Defesa Civil de Maceió orienta os moradores que residem em áreas de risco para que possam evitar acidentes. As áreas são previamente identificadas pelo Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) e são divididas em níveis de baixo, médio, alto e altíssimo risco.

A Defesa Civil de Maceió alerta que algumas atitudes são importantes para que, no momento de intensas chuvas, a população que reside nos pontos de risco, possa estar em segurança e, havendo necessidade saia do local.

“É imprescindível que, principalmente as pessoas que estão nas regiões de risco altíssimo, que geralmente são residências próximas a encostas, com a chegada das chuvas, procurem um local seguro na casa de parentes ou nos abrigos disponibilizados pela Prefeitura de Maceió”, esclarece Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil Municipal.

A Prefeitura de Maceió oferece abrigos mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e, as assistentes sociais da Defesa Civil Municipal, podem realizar os encaminhamentos para as famílias que precisam ser abrigadas.

É importante que a população saiba como agir em casos de emergência. Por isso, a Defesa Civil de Maceió pontua algumas recomendações de como identificar situações de risco:

ANTES

Observe os sinais de movimentação do terreno, como rachaduras no chão; árvores, postes ou cercas inclinadas ou embarrigadas; desníveis ou fendas no terreno; levantamento do piso da residência; barulhos vindos do chão como se fossem pequenos estalos.

DURANTE

Se observar algum desses sinais de movimentação do terreno, saia imediatamente da sua casa e avise à Defesa Civil, ao Corpo de Bombeiros e aos moradores da região;

Auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção próximas a você;

Não entre no local do deslizamento sem autorização;

Não volte para o local até que haja liberação da Defesa Civil.

PARA EVITAR DESLIZAMENTOS

Não construa em locais proibidos pela Prefeitura de Maceió, a exemplo de barreiras inclinadas e encostas;

Não construa sua casa sem acompanhamento técnico;

Não desmate morros e encostas para assentamento de casas e outras construções.

Prevenção

A Defesa Civil de Maceió tem em seu escopo de ações realizar medidas preventivas para mitigar os riscos existentes nos mais de 570 pontos mapeados pelo Plano de Redução de Risco do Município. E, uma destas ações é a aplicação de lonas nas encostas e barreiras que ainda não receberam a contenção definitiva.

Os critérios utilizados para a obtenção dos pontos iniciais de colocação de lona vêm do cruzamento de localidades de maior risco, elencadas pelo plano municipal e os casos mais críticos detectados em ocorrências recebidas pela Diretoria Operacional da Defesa Civil de Maceió. Os demais pontos são levantados pelos Núcleos Comunitários de Defesa Civil, sob a análise dos técnicos do órgão municipal.

Desde o início deste ano, mais de 15.000 m² de lonas já foram aplicados em 68 pontos de toda Maceió. A ação continuará acontecendo até o início das chuvas.

Monitoramento

Além das ações efetivas nos pontos de risco, o monitoramento é realizado constantemente por meio dos técnicos do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC).

“Nos primeiros meses de 2023 choveu abaixo do que era esperado. Mas, no ano passado também houve um início de ano mais tranquilo, mesmo assim o período chuvoso foi bastante intenso. Apesar deste prognóstico, a projeção para esse ano é que as chuvas sejam mais amenas”, explica o meteorologista da Defesa Civil, Hugo Carvalho.

Receba alertas

O cidadão interessado em receber as mensagens, precisa informar o CEP da sua residência para o número 40199, de forma gratuita.

Além do formato em SMS, a Defesa Civil possui o serviço de envio de alertas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram. Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o robô, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra.

No Telegram, a população deve pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional e realizar o mesmo procedimento. Em todas as ferramentas disponíveis o usuário terá acesso aos alertas da Defesa Civil em caso de fortes chuvas e/ou inundações.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h