Defesa Civil Nacional e CPRM visitam bairros de Maceió para auxiliar em estudos e monitoramento

Defesa Civil Municipal acionou os órgãos para auxílio em eventos que ocorrem em bairros da capital

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 31/08/2022 às 10:23
Defesa Civil Nacional e CPRM visitam bairros de Maceió para auxiliar em estudos e monitoramento
Visita técnica discutiu o que pode estar ocasionando o evento. Foto: Itawi Albuquerque/Secom

A Defesa Civil de Maceió visitou nessa terça-feira (30) alguns pontos da capital que foram atingidos por fenômenos de movimento de massa. A visita técnica contou com a presença de integrantes da Defesa Civil Nacional, incluindo o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas e, integrantes da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Os órgãos foram acionados pela Defesa Civil local para auxiliar nos estudos e monitoramento dos bairros Rio Novo e Fernão Velho, que foram atingidos recentemente por sinistros que provocaram danos à população.

Defesa Civil de Maceió acompanhou toda a evolução da movimentação de massa. Foto: Itawi Albuquerque/Secom
Defesa Civil de Maceió acompanhou toda a evolução da movimentação de massa. Foto: Itawi Albuquerque/Secom

Um dos principais eventos tem ocorrido no bairro do Rio Novo. Uma movimentação de solo fez com que 24 apartamentos do Residencial Vale do Amazonas fossem evacuados de forma preventiva por apresentarem fissuras. Com isso, oito dos 24 apartamentos já foram demolidos.

“Percebemos que até agora a Defesa Civil Municipal tem executado um bom trabalho com uma preocupação muito grande em salvar as pessoas. Todas elas foram retiradas com oportunidade e isso é muito importante”, expõe o secretário Nacional, Alexandre Lucas.

O próximo passo é a emissão de um documento com o direcionamento do que será necessário realizar na região, da Defesa Civil Municipal em conjunto com Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e o Serviço Geológico do Brasil. “Viemos para saber o que está acontecendo aqui e a partir de então atuar com a finalidade de evitar desastres secundários”, acrescenta Alexandre Lucas.

A situação vem sendo acompanhada pelo Município junto aos órgãos de controle, atuando a fim de garantir que a população seja assistida. Um trabalho em conjunto está sendo executado com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no atendimento aos auxílios pertinentes aos moradores, como também com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) para a abertura de vias alternativas de acesso ao residencial.

“Nossas equipes têm vindo aqui diariamente para acompanhar a evolução do evento e garantir que as vidas das pessoas que residem no residencial sejam protegidas. Enquanto as causas estão sendo avaliadas, ações emergenciais estão sendo realizadas”, explica Abelardo Nobre, coordenador geral da Defesa Civil de Maceió.

Outro local que recebeu a visita foi a Rua Mensageiro Nedson, em Fernão Velho, que desde o período chuvoso vem sendo acompanhada pelos técnicos e engenheiros da Defesa Civil que, de forma preventiva têm trabalhado para mitigar riscos e salvaguardar vidas dos moradores da região.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h