Defesa Civil monitora pontos de risco durante fortes chuvas

Não foram registradas ocorrências graves na madrugada desta terça-feira (22)

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 22/03/2022 às 09:40
Defesa Civil monitora pontos de risco durante fortes chuvas
Equipes da Defesa Civil estão nos locais de maior risco na capital. Foto: Ascom Defesa Civil

Após aviso emitido pela sala de alerta da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), as equipes operacionais e sociais da Defesa Civil de Maceió, estão de prontidão para eventuais ocorrências, e em campo, fazendo a vistoria dos principais pontos de risco na capital, para evitar danos. Além disso, desde essa segunda-feira (21), a Defesa Civil tem mantido a população em alerta através do envio de SMS.

“Com o aviso emitido por SMS já colocamos a cidade em alerta e orientamos às pessoas que residem nesses pontos que busquem um local seguro”, enfatiza Abelardo Nobre, coordenador geral da Defesa Civil de Maceió.

Nas últimas 24 horas choveu cerca de 116 mm em toda a capital, com ênfase nos bairros do Benedito Bentes e Chã da Jaqueira.  A previsão é de continuidade de chuvas moderadas, ocasionando acumulados significativos.

Não há registro de graves ocorrências desde o início das chuvas. A Defesa Civil está de prontidão para atender as ocorrências. Em caso de necessidade a população deve ligar para o 199. Para receber o SMS de alerta da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP para 40199.

Parte da casa que apresentava risco iminente de desabamento foi demolida. Foto: Ascom Defesa Civil
Parte da casa que apresentava risco iminente de desabamento foi demolida. Foto: Ascom Defesa Civil

Acolhimento de famílias

As famílias vítimas das fortes chuvas que perderam imóveis podem procurar o acolhimento ofertado na Casa de Passagem Manoel Coelho Neto (conhecido Albergue Municipal) ou a Casa de Passagem Familiar.

Em um dos casos no bairro do Jacintinho, uma família com três adultos e duas crianças preferiu se dirigir para casa de parentes ao invés do abrigo. A Defesa Civil também constatou que três famílias, que estavam em casas com risco de desabamento, não quiserem sair do local para serem acolhidas nas unidades da Semas. Todas essas famílias foram encaminhadas até a Secretaria Municipal Infraestrutura (Seminfra) para fazerem o cadastro habitacional.

Nos casos de risco de desabamento, as famílias devem acionar a Defesa Civil através do 199 para receber os atendimentos necessários. Após o contato da família, a Defesa Civil fará o registro da ocorrência e a equipe da Diretoria Operacional irá até a residência dessas pessoas para verificar a situação e encaminhá-las aos serviços da Assistência Social.

Ocorrência no Jacintinho

Uma casa, na Rua Santo Antônio, no Jacintinho, apresentou risco de desabamento. Desde a tarde dessa segunda-feira (21) a Defesa Civil de Maceió encaminhou equipe operacional e social para o local. O morador foi retirado da residência sem ferimentos e se abrigou em local seguro.

A equipe da Diretoria de Planejamento, Prevenção e Redução de Risco solicitou uma retroescavadeira para a demolição de parte da casa que corria risco iminente de queda e isolou o local.  A Defesa Civil, junto a outras secretarias, segue acompanhando o caso e haverá operação integrada na região, assim como acontece em outras áreas da cidade.

Defesa Civil monitora pontos de risco durante as chuvas; saiba como acionar o órgão e receber alertas
DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h