Defesa Civil monitora áreas de risco e atende chamados em decorrência das chuvas em Maceió

População pode acionar o órgão municipal pelo número 199

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 27/04/2023 às 15:22
Defesa Civil monitora áreas de risco e atende chamados em decorrência das chuvas em Maceió
Ocorrências são atendidas em todas as áreas de risco dos bairros da capital. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

Com a chegada do período chuvoso, a Defesa Civil de Maceió intensifica os atendimentos à população, realizando vistorias nas áreas de risco e atendendo as chamadas da população. Desde a noite da última segunda-feira (24), quando iniciaram as chuvas desta semana, foram abertas 41 ocorrências, a maioria delas por deslizamento de terra em encostas, mas não houve vítimas.

Embora não tenham deixado as residências de forma urgente, sete famílias receberam encaminhamentos para os benefícios eventuais, como o aluguel social.

“Nossas equipes estão sempre de prontidão para atender o chamado da população. A Defesa Civil funciona 24 horas, todos os dias da semana. Continuamos monitorando as condições climáticas e as áreas de risco da capital”, explica o coordenador-geral da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre.

Nas últimas 24 horas, os pluviômetros instalados em vários bairros da capital registraram 58 mm de chuvas. “Como nos últimos dias choveu bastante, o solo fica encharcado, aumentando a possibilidade de deslizamentos. Por isso, reforçamos nossos avisos aos moradores das áreas de risco, para que fiquem atentos e em caso de necessidade, nos acionem”, enfatiza o coordenador.

A previsão, segundo o meteorologista do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), Hugo Carvalho, é que o tempo continue nublado com chuvas isoladas nesta quinta-feira, com possibilidade de chuva intercalada com períodos de tempo seco à noite. E a previsão permanece a mesma para esta sexta-feira (28).

Para acionar a Defesa Civil, a população deve ligar para 199 ou 156.

Receba alertas

O cidadão interessado em receber as mensagens, precisa informar o CEP da sua residência para o número 40199, de forma gratuita.

Além do formato em SMS, a Defesa Civil possui o serviço de envio de alertas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram. Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o robô, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra.

No Telegram, a população deve pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional e realizar o mesmo procedimento. Em todas as ferramentas disponíveis o usuário terá acesso aos alertas da Defesa Civil em caso de fortes chuvas e/ou inundações.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h