Defesa Civil inicia inscrições para novos núcleos comunitários

São 60 vagas para toda Maceió

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 03/01/2023 às 15:41
Defesa Civil inicia inscrições para novos núcleos comunitários
Leandro Manoel é NUDEC no Alto do Cruzeiro, em Riacho Doce. Foto: Ascom Defesa Civil

A Defesa Civil de Maceió abre inscrições para a seleção de novas lideranças comunitárias voluntárias que vão compor o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC). Para ser um representante, o  voluntário deve residir nas comunidades da capital. As inscrições podem ser feitas de 4 a 13 de janeiro.

A seleção para integrar o quadro de agente de Defesa Civil voluntário está prevista na Política Nacional de Defesa Civil (2000) e define o NUDEC como a conexão mais importante do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC), pois as lideranças têm forte atuação nas comunidades junto aos moradores.

Como é o caso do Leandro Manoel, líder comunitário no Alto do Cruzeiro, em Riacho Doce, e NUDEC. Ele é muito atuante em sua comunidade e, no período chuvoso de 2022, participou do resgate de uma idosa de 75 anos, em um dia em que os pluviômetros registraram 145 mm de chuvas em 24h.

“Como NUDEC já atuei em diversas situações de risco para ajudar as pessoas, como na enchente que aconteceu em julho do ano passado. O resgate da Dona Francisca foi muito marcante para mim. Agradeço a Prefeitura de Maceió por me proporcionar o conhecimento de poder auxiliar a Defesa Civil a salvar vidas”, expõe.

O diretor social da Defesa Civil, Eugênio Dantas, enfatiza a importância dos NUDEC’s. “Os núcleos comunitários são espaços diversificados de participação popular com o objetivo de construir soluções por meio de ações colaborativas, proporcionando mais qualidade de vida a toda a comunidade. Para fazer parte desse time, basta ter em mente o desejo e o objetivo de colaborar, usando suas habilidades, para fazer as mudanças sustentáveis em sua comunidade”, acrescenta.

Os selecionados passarão por um curso básico de agente de Defesa Civil voluntário, que foi desenvolvido pela Coordenadoria Social da Defesa Civil Municipal de Maceió com o objetivo de capacitar a população para agir em situações que necessitem de ações de proteção e Defesa Civil.

Para se candidatar a participar dos núcleos, a pessoa precisa ser residente no bairro, grota ou comunidade, conhecer os problemas da localidade onde reside e fazer o curso de formação de NUDEC’s com carga horária inicial de 8h. As vagas de voluntários são por território social de risco.

O projeto está na Política Nacional de Defesa Civil, conforme Lei Federal n° 12.608/2012, Lei Municipal n° 5.285/2002 e Lei Federal n° 9.608/1998 – Lei do Voluntariado.

Os interessados devem acessar o link  https://forms.gle/cWajPVr78qQix5HR8 e realizar a inscrição. Para dúvidas e mais informações, entrar em contato com o número 199 e/ou pelo e-mail: social.defesacivil@gmail.com

Confira a quantidade de vagas disponíveis para cada região

Benedito Bentes: 14

Antares e Jardim Petrópolis: 4

Fernão Velho, ABC, Goiabeira e Rio Novo: 1

Chã da Jaqueira, Santo Amaro, Santa Helena: 10

Ouro Preto, Barro Duro, Canaã: 8

Jacintinho, Feitosa Cruz das Almas, São Jorge, Reginaldo e Mangabeiras: 12

Guaxuma, Garça Torta e Riacho Doce: 3

Ipioca, Saúde, Pescaria: 3

Bom Parto, Levada, Trapiche e Vergel: 5

Confira o edital: EDITAL NUDECs 2023

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h