Defesa Civil emite SMS sobre aviso meteorológico para chuvas de fraca a moderada em Maceió

Acumulado de chuva dos últimos dias pode acarretar em deslizamento de barreiras em áreas de risco.

Isabela Keyla Silva (estagiária)/Defesa Civil de Maceió 17/12/2021 às 08:24
Defesa Civil emite SMS sobre aviso meteorológico para chuvas de fraca a moderada em Maceió
Defesa Civil de Maceió monitora áreas de risco de Maceió. Foto: Arquivo Secom Maceió

A Defesa Civil de Maceió emitiu uma mensagem SMS sobre o aviso meteorológico da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O comunicado foi enviado nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (17).

O informativo resultou em duas novas mensagens de texto enviadas à população, o primeiro indicando chuvas de intensidade fraca a moderada com pancadas rápidas em pontos isolados do município de Maceió, que podem resultar em pontos alagadiços; e, o segundo, enfatizando a possibilidade de deslizamentos em áreas de risco.

Joanna Borba, coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec), orienta e esclarece à população sobre alguns possíveis riscos ocasionados pelas chuvas contínuas que estão atingindo o município, resultando em pontos que apresentam acumulados de chuva significativos.

“Esse cenário começa a nos preocupar em relação aos acumulados mais significativos. Passamos a ter mais atenção para os possíveis deslizamentos de terra. Em razão disso, nós já emitimos o SMS para este tipo de risco e pedimos para que a população que reside nessas áreas fique atenta, pois podem começar a existir alguns pontos de deslizamentos”, antecipou Joanna.

Ainda em relação aos cuidados e orientações a serem tomadas diante das chuvas de verão frequentes nesta semana, Joanna Borba pontua o que ocorre nas localidades de maior vulnerabilidade.

“Além dos alagamentos em locais com problemas de drenagem, nós temos os deslizamentos de terra em razão do encharcamento das barreiras, então, há um acumulo maior de água, o que deixa elas mais suscetíveis ao deslizamento”, finalizou Joanna.

Em virtude da intensidade e do volume de chuvas, o atual estado operacional é de atenção, com possibilidade de continuidade até o fim do dia de hoje (17), às 23h59, horário de vigência do alerta emitido pela Semarh.

Em casos de ocorrências, o órgão pode ser acionado através do número 199 (24h em funcionamento).

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h