Defesa Civil de Maceió monitora demolições na encosta do Mutange
Órgão acompanhou início das operações da Braskem para estabilização da área
A Defesa Civil de Maceió acompanhou o início das obras que serão realizadas pela Braskem para a estabilização da encosta do Mutange, na manhã desta quinta-feira (6), em um trecho da Avenida Major Cícero de Góes. O órgão municipal continuará monitorando as intervenções de forma regular, tanto com a presença dos técnicos no local, como por meio dos equipamentos instalados na região.
“Nós estamos acompanhando a situação dos bairros que sofrem com o afundamento do solo de forma permanente. Com isso, iremos monitorar as obras que serão realizadas pela Braskem e que já tiveram as licenças necessárias para o início da operação. Nossa intenção é garantir que a ação seja feita de forma regular e também resguardar a população”, destaca Abelardo Nobre, coordenador da Defesa Civil de Maceió.
A obra está prevista no Termo de Acordo Socioambiental firmado entre o Ministério Público Federal e a Braskem, com participação do Ministério Público Estadual, em dezembro de 2020, do qual o Município não é parte. A previsão é que seja concluída até o final deste ano. Neste primeiro momento, 227 imóveis serão demolidos.
Sobre o acompanhamento do afundamento do solo nesta e nas demais áreas afetadas, Nobre reforçou que o monitoramento é frequente. “Já vínhamos acompanhando e continuaremos fazendo o nosso trabalho. A gente faz o acompanhamento in loco, mas também o principal acompanhamento hoje é por meio das imagens e dados de satélite até dos instrumentos instalados na superfície, como DGPS e sismógrafos”, detalha o coordenador.
Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil
Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h