Defesa Civil de Maceió apresenta bairros atingidos pela subsidência a juízes federais

Visita fez parte da programação do Fórum Nacional de Conciliação e Mediação da Ajufe

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 15/03/2022 às 19:00
Defesa Civil de Maceió apresenta bairros atingidos pela subsidência a juízes federais
Defesa Civil acompanhou visita dos magistrados no bairro do Pinheiro. Foto: Pedro Henrique/Ascom Defesa Civil

Na tarde desta terça-feira (15), a Defesa Civil de Maceió recebeu mais de 70 juízes federais da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), para conhecer o processo de subsidência nos bairros afetados. A visita fez parte da programação do Fórum Nacional de Conciliação e Mediação (Fonacom) da Ajufe, que está acontecendo em Maceió.

Juízes federais da Ajufe conheceram mais de perto o processo de subsidência. Foto: Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil
Juízes federais da Ajufe conheceram mais de perto o processo de subsidência. Foto: Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil

Na ocasião, o coordenador geral da Defesa Civil, Abelardo Nobre, fez uma breve apresentação sobre a situação dos bairros e como se deu o processo de afundamento do solo na região. Em seguida, os magistrados percorreram alguns pontos como a antiga Paróquia Menino Jesus de Praga no Pinheiro, que foi demolida, e a Praça Lucena Maranhão, no Bebedouro.

Estiveram presentes, além dos juízes federais que participavam do evento, o juiz federal da 3ª Vara Federal de Alagoas, Frederico Dantas, que é responsável da Justiça Federal pelo processo de subsidência em Maceió, e a juíza Maria Tereza, que atuou também no caso de Brumadinho (Minas Gerias), e considera o caso de Maceió como a maior prevenção de desastre até a hoje.  “Em Brumadinho foram 272 mortes, em Mariana (também MG) 19 mortes, e em Maceió cerca de 55 mil pessoas foram retiradas desses locais. Então, reputo esse caso como o maior caso de prevenção de desastre no Brasil”, conclui a juíza.

O coordenador geral da Defesa Civil, Abelardo Nobre, acompanhou o grupo guiando a visita e fazendo as devidas apresentações de cada local.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h