Defesa Civil aumenta equipes de plantão neste final de semana

A previsão é de chuvas moderadas até o início da manhã deste sábado (20)

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 19/05/2023 às 15:51
Defesa Civil aumenta equipes de plantão neste final de semana
População pode acionar o órgão ligando para 199. Foto: Secom Maceió

A Defesa Civil de Maceió aumentou o efetivo de plantão para este final de semana. Os agentes estarão de prontidão para atender a população em caso de necessidade, pois a previsão é favorável para o registro de chuvas moderadas em toda a capital.

Segundo o meteorologista da Defesa Civil Municipal, Hugo Carvalho, os alertas vigentes indicam acumulados significativos. “Estamos em nível operacional de observação, visto que nas últimas 24h já registramos nos pluviômetros da capital 52 mm de chuvas. Continuaremos monitorando e, se necessário, enviaremos alerta para a população”, expõe.

Com as chuvas da madrugada desta sexta-feira (19), três ocorrências foram atendidas e, em uma delas, uma família foi retirada da residência em que morava no bairro do São Jorge, de forma preventiva, por causa da queda do muro da cozinha. A família recebeu os encaminhamentos para os benefícios Municipais e abrigaram-se na casa de parentes.

Um planejamento foi traçado para atender o maceioense. Mais equipes, além das habituais, estarão de plantão e, em caso de necessidade, todo o corpo técnico estará disponível. Além disto, o Previne 2023, que é o plano de enfrentamento ao período chuvoso, prevê as ações que devem ser realizadas em diferentes situações, de acordo com a quantidade de chuvas que caírem.

“O nosso plano de enfrentamento ao período chuvoso já apresenta todas as ações que devem ser realizadas, não somente pela Defesa Civil, mas também por todas as secretarias municipais que fazem parte do sistema de defesa civil. Esse alinhamento já foi feito com os secretários de cada pasta e as ações de prevenção já iniciaram desde o mês de janeiro”, explica Abelardo Nobre, coordenador-geral do órgão.

Entre as principais ações está a aplicação de lonas nas encostas, para evitar deslizamentos, pela Defesa Civil; a desobstrução de galerias de águas pluviais e canais, pela Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb); e a contenção de encostas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

Como acionar a Defesa Civil

Para acionar a Defesa Civil, a população deve ligar para 199 ou 156, descrever o cenário, e uma equipe irá até o local.

Receba alertas

O cidadão interessado em receber as mensagens, precisa informar o CEP da sua residência para o número 40199, por SMS, de forma gratuita.

Além do formato em SMS, a Defesa Civil possui o serviço de envio de alertas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram. Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o assistente virtual, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra.

No Telegram, a população deve pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional e realizar o mesmo procedimento. Em todas as ferramentas disponíveis o usuário terá acesso aos alertas da Defesa Civil em caso de fortes chuvas e/ou inundações.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h