Defesa Civil alerta para chuvas intensas em junho

Previsão do acumulado mensal é de 322 mm

Marcelle Limeira/ Ascom Defesa Civil de Maceió 01/06/2024 às 09:00
Defesa Civil alerta para chuvas intensas em junho
Centro de monitoramento verifica condições climáticas em tempo real. Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

O período chuvoso iniciou na segunda quinzena de abril e o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC) prevê que junho pode receber acumulados significativos.

"Há uma previsão pela normal climatológica para cada mês do ano e as precipitações no mês de junho normalmente são mais volumosas, o que pode causar maiores danos para a população, principalmente aos residentes nas áreas consideradas de risco”, aponta Hugo Carvalho, meteorologista e coordenador do CIMADEC.

A Defesa Civil de Maceió, durante todo este período, redobra a atenção e as equipes ficam sempre à disposição para atender os chamados. Mas, o trabalho preventivo é o que tem conscientizado a população para agir de forma adequada e ainda prepara a cidade, a fim de evitar maiores danos aos maceioenses.

Os trabalhos de proteção e contenção de encostas da Prefeitura de Maceió têm sido eficazes na diminuição dos deslizamentos.

Outras ações como a limpeza dos canais e a desobstrução de galerias de águas pluviais auxiliam no escoamento das águas das chuvas.

Mas é importante que a população contribua, fazendo sua parte em manter a cidade limpa.

“Grande parte dos problemas com alagamentos está no descarte incorreto de lixo. A Prefeitura de Maceió realiza limpeza constantemente e sempre são emovidas toneladas de lixo. A população precisa se educar neste ponto”, reforça o coordenador-geral do órgão, Abelardo Nobre.

Como acionar a Defesa Civil

Em casos de deslizamentos de barreiras, desabamento de residências ou mesmo para realizar vistoria, quando há rachaduras, a população deve ligar de forma gratuita para o número 199.

A Central de Atendimento solicita os dados do morador, bem como uma breve descrição do cenário.

A pessoa deve também passar o endereço correto do local e um telefone para contato. A partir disso, o chamado já entrará no fluxo de atendimento de ocorrências e uma equipe se dirigirá à localidade, de acordo com o grau de urgência.

Receba alertas

É importante que a população se cadastre para receber os alertas da Defesa Civil, pois é por meio dessas mensagens de texto que os moradores podem sair do risco, quando algo iminente está para acontecer, como chuvas fortes, riscos de deslizamentos e outras ocorrências.

Para receber os alertas, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) de forma gratuita para o 40199, enviando o CEP da residência, sendo cadastrado automaticamente. Preferindo receber pelo WhatsApp, o CEP deve ser enviado para o número (61) 2034-4611.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h