Curso de primeiros socorros é ministrado para agentes da Defesa Civil

Capacitação faz parte dos cursos de formação continuada que integram o cronograma de qualificação do órgão

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 06/09/2022 às 11:47
Curso de primeiros socorros é ministrado para agentes da Defesa Civil
Agentes da Defesa Civil realizaram simulações de atendimento. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

Seguindo o cronograma de capacitações, agentes da Defesa Civil realizaram nesta segunda-feira (5) um curso de primeiros socorros ministrado pelo bombeiro civil Cesar Borges. A formação ocorreu no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CREMAL), em duas turmas, e contou com a participação de todos os setores do órgão.

Instrutor simulou prática de primeiros socorros em caso de convulsão. Foto: Célio Junior/Secom Maceió
Instrutor simulou prática de primeiros socorros em caso de convulsão. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

Na prática, os agentes realizaram a simulação de socorro à vítima em diversas situações, como por exemplo, uma parada cardiorrespiratória.

O agente operacional Jeyrison Rodrigues, que já presenciou uma situação de convulsão em uma das ocorrências, contou que, com as instruções corretas aprendidas no curso, prestou o socorro da forma adequada.

“Fiz o primeiro treinamento em fevereiro e, uma semana após, em uma das nossas ocorrências, uma senhora começou a convulsionar e imediatamente a ajudei até que o socorro especializado chegasse ao local”, contou.

Além de explicar como realizar os procedimentos de primeiros socorros, o instrutor ensinou as formas corretas de reanimar uma pessoa e também tirou dúvidas dos agentes.

O coordenador-geral da Defesa Civil, Abelardo Nobre, ressaltou que mesmo com a técnica, o amor em salvar vidas é essencial.

“Sem a vontade de fazer e amor ao próximo, nada disso adianta. Ver os agentes envolvidos, participando, é muito bom. Esse curso pode ajudar a salvas vidas e essa é a nossa grande missão”, ponderou.

Agentes realizaram simulação de uma reanimação cardiorrespiratória. Foto: Célio Junior/Secom Maceió
Agentes realizaram simulação de uma reanimação cardiorrespiratória. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

No mês de agosto, os agentes realizaram o curso de Comunicação em Rádio HT, para estabelecer uma  comunicação adequada no cotidiano profissional.

Além dos agentes do órgão, os integrantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC’s) também realizaram o curso de primeiros socorros, no último dia 2, ministrado pela agente operacional e bombeira civil, Audry Feitosa.

Os treinamentos estão dentro de um cronograma de qualificação de todos que compõem a Defesa Civil, que capacita e planeja os agentes para o enfrentamento do próximo período chuvoso.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h