Convívio Social derruba casas condenadas pela Defesa Civil no Jacintinho

Residências foram afetadas após forte chuva que atingiu a cidade neste domingo (20)

João Victor Barroso/Ascom Semscs 21/02/2022 às 14:30
Convívio Social derruba casas condenadas pela Defesa Civil no Jacintinho
Casas condenadas são derrubadas pela Semscs. Foto: Matheus Alves/Ascom Semscs

Depois da forte chuva que caiu na cidade de Maceió durante a noite deste domingo (20), a Defesa Civil de Maceió foi acionada pela população do bairro do Jacintinho, após parte de algumas casas caírem em uma área de risco. Técnicos do órgão municipal foram até o local e condenaram a estrutura de quatro residências, nesta segunda-feira (21).

As casas ficam no conjunto José da Silva Peixoto, região da grota do Pau D’Arco, e pela estrutura ainda trazer risco de desabar, a equipe de demolição da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), também foi acionada para reduzir este risco.

Segundo o diretor Operacional da Defesa Civil Maceió, Osvaldo Palagani, a comunidade local acionou o órgão pelo número 199 e informou sobre a situação.

“O volume de água foi bastante elevado na noite passada e as bocas de lobo não suportaram essa quantidade que acabou transbordando para dentro das residências, deixando esse prejuízo enorme para as famílias. Depois da nossa avaliação, verificamos que houve o comprometimento total da estrutura de três casas e uma residência teve o comprometimento parcial”, relatou o diretor.

Além da Semscs, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) também foi chamada até o local para fazer o acolhimento das famílias. A Equatorial Alagoas fez o desligamento da energia elétrica das casas comprometidas, antes da equipe da secretaria de Convívio Social iniciar os trabalhos de demolição.

Equipes da Semscs e da Defesa Civil trabalharam em conjunto. Foto: Matheus Alves/Ascom Semscs
Equipes da Semscs e da Defesa Civil trabalharam em conjunto. Foto: Matheus Alves/Ascom Semscs

O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, informou que não houve o registro de pessoas feridas. “Fizemos esse trabalho conjunto com a Defesa Civil e inutilizamos as casas que foram indicadas pelos engenheiros do órgão. A ação vem para garantir que esses locais não coloquem em risco mais moradores. Também reforçamos que as pessoas que moram em locais de risco saiam de suas casas, no caso de fortes chuvas caírem novamente na cidade”, alertou o secretário.

A equipes da Semscs também ajudaram as famílias a retirarem os materiais que ainda estavam no interior das casas, como sofá, televisão, armários, geladeiras.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h