Com drone, Prefeitura mapeia Mercado da Produção

Projeto de requalificação para o mercado público vai trazer mais dignidade aos comerciantes e consumidores

Ascom Semtabes / Ascom Defesa Civil 02/09/2022 às 15:00
Com drone, Prefeitura mapeia Mercado da Produção
Outros trabalhos já foram realizados anteriormente e projeto segue em andamento. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió segue em andamento com as ações de execução do projeto para o novo Mercado da Produção, na Levada. A requalificação vai trazer mais dignidade para os comerciantes e moradores do bairro. Nesta sexta-feira (2), a área foi mapeada com drone. A intenção é fazer o diagnóstico adequado de toda a situação atual do local.

O plano de voo do aerolevantamento para mapeamento foi realizado no Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CIMADEC), com imagens de satélite disponíveis anteriormente. O voo cobriu uma área de 34 hectares (340 mil m²), com cerca de 30 minutos de duração.

Com o georreferenciamento, os estudos geotécnicos, de topografia e sondagem de solo do mercado também já foram realizados.

“Grandes obras como esta precisam de um bom planejamento para não ter retrabalho e evitar atrasos no andamento. Estamos realizando tudo com planejamento e análise técnica para entregar o melhor equipamento para a população”, ressalta o secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Maurício Filho.

O coordenador Geral da Defesa Civil, Abelardo Nobre, explica que a ação utilizou o que há de mais sofisticado em georreferenciamento com drone e isto auxilia no planejamento e execução do projeto.

“Ele coleta as imagens, com centenas de fotografias, que são processadas num software próprio para este tipo de trabalho e teremos uma imagem final compilada para ser utilizada nos projetos futuros para a construção do novo Mercado da Produção”, explica Abelardo.

As propostas para o novo mercado foram desenvolvidas de forma conjunta pelo Gabinete do prefeito JHC e as Secretarias Municipais de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Infraestrutura (Seminfra) e Desenvolvimento Territorial e Sustentável (Sedet) e está sendo executada de forma integrada entre secretarias e órgãos do Município.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h