Aplicação de lonas é pausada no período de tempo seco

Diretoria de Planejamento, Prevenção e Redução de Risco da Defesa Civil realizará novo mapeamento das encostas

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 31/08/2022 às 15:24
Aplicação de lonas é pausada no período de tempo seco
Tempo seco desfavorece a aplicação de lona por deteriorar o material. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

A aplicação de lonas nas encostas é uma das ações realizadas pela Defesa Civil de Maceió. Dentro do plano de enfrentamento ao período chuvoso, as lonas são medidas essenciais para a diminuição de ocorrências que tragam danos à população. É uma ação paliativa, que traz resultados eficientes, escoando a água das chuvas e evitando que haja deslizamento de barreiras e desabamento de residências próximas a essas encostas. Após o período chuvoso, essa ação é pausada.

“Durante os próximos meses, após a passagem do período chuvoso, é comum que as lonas ressequem, perdendo sua eficiência, tornando inviável a aplicação, como também já não temos mais o risco de deslizamentos”, explica a diretora de Planejamento, Prevenção e Redução de Riscos (DPR), Carolina Sarmento.

Novo mapeamento será realizado para enfrentamento do próximo período chuvoso. Foto: Célio Junior/Secom Maceió
Novo mapeamento será realizado para enfrentamento do próximo período chuvoso. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

Neste tempo seco, a diretoria se atém ao mapeamento das áreas de risco, a fim de identificar novos pontos para a aplicação de lona, a partir de janeiro, quando inicia a nova fase de ações mitigadoras para enfrentamento do período chuvoso.

“A atualização do mapeamento é de suma importância para que possamos atuar com eficácia, identificando as áreas com maior necessidade para assim, efetivarmos a ação”, acrescenta o coordenador da DPR, Matheus Montenegro.

As lonas danificadas que estão nas encostas serão recolhidas. A população também pode auxiliar a Defesa Civil, acionando o órgão para recolher, ligando para o número 199.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h