Defesa Civil de Maceió reúne núcleos comunitários para fechamento do ano e confraternização
Coordenador-geral destacou a intensidade do período chuvoso de 2025 e lembrou todo o trabalho preventivo executado
Na tarde desta quarta-feira (10), a Defesa Civil de Maceió reuniu, no Centro de Acolhimento e Triagem (CAT), os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), para uma reunião geral de fechamento do ano e balanço das ações realizadas em 2025.
O coordenador-geral, Abelardo Nobre, destacou que, em mais um período chuvoso, apesar do grande volume de chuvas, não houve registro de acidentes fatais, em decorrência dos desastres climáticos, pelo quarto ano consecutivo.
“Somente em maio e junho, choveu quase o equivalente a quatro meses típicos do inverno em Maceió, mas mesmo com toda essa chuva e muitas ocorrências, preservamos o bem mais precioso que é a vida dos nossos maceioenses”, destacou o coordenador-geral.
Os Nudecs apresentaram as ações que foram realizadas em suas comunidades e as melhorias que foram feitas por solicitações da Defesa Civil de Maceió, como obras de drenagem, limpezas de canais e desobstrução de galerias de águas pluviais. Ações que são essenciais para minimizar os efeitos das chuvas.
“Eu quero agradecer pela atenção que é dada à nossa comunidade, pois todos as solicitações que foram feitas pela Defesa Civil, como contenção de encostas e limpezas de canais, foram realizadas nas grotas do bairro que eu moro”, expôs a Nudec Patrícia Galindo, que atua na grota do bairro Novo Mundo.
Os presentes também contribuíram com sugestões para melhorias no Previne Maceió, o plano de enfrentamento ao período chuvoso. As contribuições serão avaliadas posteriormente pelos técnicos e acrescentadas, de acordo com sua relevância e viabilidade, ao plano.
Após as apresentações do balanço de ações desenvolvidas, os participantes desfrutaram de um momento de descontração com sorteio de brindes e um lanche da tarde.
Nudecs
O Núcleo Comunitário da Defesa Civil de Maceió é composto por voluntários treinados e capacitados pelo órgão para atuar nas comunidades onde residem.
O trabalho dos Nudec’s é essencial para que as ações de proteção e defesa civil cheguem com mais eficácia às comunidades das áreas de risco, pois eles identificam as necessidades e acionam o órgão que envia as equipes de agentes aos locais para verificar e atender as ocorrências.
Na última formação, que ocorreu em abril de 2025, 152 voluntários receberam os respectivos certificados de aptidão para atuação nas comunidades.
A formação inclui módulos com os temas: O que é a Defesa Civil; Conceito sobre voluntariado e sustentabilidade; Noções gerais sobre calamidade pública e desastres e; Noções básicas sobre a atuação psicossocial em contexto de desastres socioambientais.
Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil
Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h