Defesa Civil de Maceió reforça alerta para evitar incêndios causados por falhas elétricas
Calor extremo e uso inadequado de adaptadores elevam risco de acidentes
Os recentes incêndios ocorridos em áreas urbanas de Maceió, causados por problemas elétricos, reforçam o alerta sobre a importância dos cuidados com a energia elétrica, especialmente durante o período de calor extremo.
Com o uso prolongado de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, as instalações elétricas passam a operar sob maior demanda. O uso irregular de adaptadores e extensões também pode causar acidentes, já que concentra grande carga elétrica em um único ponto da rede, favorecendo o surgimento de curtos-circuitos e princípios de incêndio.
“Esses sinais aparecem antes do acidente acontecer. Tomadas quentes, cheiro de queimado e disjuntores desarmando, indicam que a instalação está operando fora dos limites seguros”, destaca o engenheiro eletricista da Defesa Civil de Maceió, Flávio Lira.
O engenheiro eletricista explica ainda que quando a instalação elétrica não é realizada da forma correta ou os dispositivos de proteção estão mal dimensionados, o risco de sobrecarga e aquecimento excessivo aumenta significativamente.
“Em caso de curto-circuito ou princípio de incêndio, a orientação é desligar imediatamente o disjuntor geral, desde que seja seguro e nunca utilizar água para tentar apagar o fogo. Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e após o ocorrido, a instalação deve ser avaliada por profissional habilitado”, conclui.
O que faz a Defesa Civil de Maceió em casos de incêndio?
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AL) aciona a Defesa Civil Municipal que, inicialmente, auxilia no isolamento da área e na verificação das residências, comércios vizinhos ao local atingido pelo incêndio.
Após o combate total ao incêndio, os agentes da Defesa Civil de Maceió realizam a vistoria, tanto no local atingido, quando ainda fica alguma estrutura, como nos imóveis ao redor.
Uma nova vistoria é realizada após um período mínimo de 24 horas, e esse tempo serve para que as paredes da estrutura esfriem, pois posteriormente podem apresentar consequências como rachaduras e fissuras decorrentes do calor do incêndio.
Quando a Defesa Civil Municipal identifica que há patologias que comprometem a estrutura do local, o órgão interdita o imóvel. Enquanto o imóvel apresentar riscos de desabamento, não é liberado para acesso. E, nos casos em que a estrutura corre risco iminente de colapso, a Defesa Civil de Maceió recomenda a demolição.
Em casos de vulnerabilidade social, o órgão realiza os atendimentos e encaminhamentos necessários.
Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil
Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h