Defesa Civil de Maceió monitora áreas afetadas por erosão e deslizamento de massa

Ações para eliminar riscos são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura

Luís Eduardo Ramalho(estagiário)/Ascom Defesa Civil Maceió 21/08/2025 às 16:22
Defesa Civil de Maceió monitora áreas afetadas por erosão e deslizamento de massa
Voçoroca localizada no bairro da Santa Amélia. Foto: Gabriel Rosemberg/Defesa Civil de Maceió

Um relatório técnico elaborado pela Diretoria de Planejamento e Redução de Risco da Defesa Civil de Maceió(DPR) evidenciou prioridades de ação para mitigação e recuperação de áreas de risco afetadas por processos erosivos e movimentos de massa na cidade. O estudo destaca a necessidade de intervenções estruturais para proteger a infraestrutura urbana, residências, a vida da população local e da mobilidade urbana com base em análises técnicas e mapeamento das áreas mais vulneráveis.

O relatório identifica as áreas de risco para implementar medidas preventivas eficazes. A ocupação desordenada e a retirada da cobertura vegetal são apontadas como fatores que agravam a instabilidade do solo e intensificam os processos erosivos. Sete áreas em Maceió foram identificadas como prioritárias, necessitando de ações mais urgentes, classificadas conforme o grau de risco e características geomorfológicas e urbanísticas locais. 

Equipes visitam os locais para monitorar e propor as soluções necessárias. Foto: Diogo Canuto/Secom Maceió
Equipes visitam os locais para monitorar e propor as soluções necessárias. Foto: Diogo Canuto/Secom Maceió

Monitoramento 

A Defesa Civil de Maceió realiza um trabalho contínuo de monitoramento das áreas de risco na cidade. Atualmente, mais de 570 pontos e 1.200 encostas estão sob acompanhamento. As ações incluem visitas técnicas, denúncias recebidas pelo número 199, medição da chuva, uso de drones e imagens de satélite. Tudo isso ajuda a identificar rapidamente os locais com maior perigo e a planejar intervenções antes que os problemas se agravem.

As áreas com maior risco são priorizadas com base em três fatores: o nível de desgaste do terreno, a quantidade de moradores próximos e a importância da estrutura afetada para a cidade. O relatório reforça a importância de obras para conter a erosão, melhorar a drenagem da água da chuva e proteger tanto as moradias quanto as ruas por onde as pessoas circulam.

“O estudo é fruto de um trabalho técnico detalhado que visa proteger vidas e reduzir os impactos das chuvas na cidade. A parceria com outros órgãos é fundamental para que as soluções cheguem às comunidades com rapidez e eficiência”, destaca Fábio Cordeiro, diretor de Planejamento, Prevenção e Redução de Riscos da Defesa Civil de Maceió.

O relatório técnico já foi enviado à Secretaria Municipal de Infraestrutura(Seminfra), para que sejam adotadas as medidas necessárias. A ação conjunta entre a Defesa Civil e outros órgãos, como a própria Seminfra, é essencial para garantir mais segurança às famílias e preservar a infraestrutura da cidade.

A Seminfra atua em conformidade com as orientações da Defesa Civil e, além de executar e concluir obras de contenção e proteção, realiza estudos técnicos contínuos para viabilizar a aplicação de tecnologias de contenção em diversos pontos da cidade, buscando soluções de engenharia sob medida para as necessidades específicas de cada região.

Defesa Civil

Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h