Defesa Civil monitora áreas de risco de Maceió

Redação 16/07/2021 às 13:46
Defesa Civil monitora áreas de risco de Maceió

Equipes da Defesa Civil de Maceió estão monitorando as áreas de risco de Maceió, nesta sexta-feira (16), devido às chuvas que caem na capital alagoana. O trabalho preventivo acompanha a situação das áreas de risco e orienta a população como proceder em caso de emergência.

Agentes da Defesa Civil de Maceió monitoram barreira na Rua Princesa Diana, no São Jorge. Foto: Defesa Civil de Maceió

Os profissionais da Diretoria Operacional do órgão estão percorrendo os pontos de risco para avaliação in loco e, assim, fazer os encaminhamentos necessários para minimizar os riscos para a população. O trabalho preventivo prioriza áreas já identificadas como mais vulneráveis, visando a salvaguarda da população.

As equipes de Defesa Civil estão trabalhando em nível operacional de atenção, dentro do Protocolo de Proteção e Ação da Defesa Civil de Maceió, devido o aviso meteorológico emitido pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que orienta sobre chuva com intensidade fraca a moderada e de forma contínua, que podem gerar acumulados significativos, durante todo o dia de hoje.

Como a previsão do tempo aponta para continuidade nas chuvas neste sábado (16), a coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec), a Joanna Borba, orienta a população que, caso haja a necessidade, busquem abrigos seguros como casas de parentes e entrem em contato com o órgão para informar sobre qualquer ocorrência.

“É muito importante se antecipar as situações de risco e deixar locais onde possam acontecer acidentes. Se for necessário, a população pode acionar a Defesa Civil através do telefone 199, para que nossas equipes se dirijam ao local para avaliação no local”, destaca a coordenadora.

Os pluviômetros do órgão registraram o maior acumulado de chuva no bairro Santos Dumont, com registro de 37 milímetros em 24 horas. O menor registro ocorreu no equipamento instalado no bairro de Ipioca, onde foi registrado 13mm de acumulado de chuva.

Até o momento, não há registro de acionamento do órgão pela população.

Confira os índices de acumulado de chuva nas últimas 24 horas:

Imagem: Cimadec/Defesa Civil de Maceió