Defesa Civil de Maceió implanta lonas em áreas de risco de deslizamento
Medida visa evitar o deslizamento de barreiras em áreas críticas do município
Erik Maia/Secom Maceió
A Defesa Civil de Maceió começa nesta quarta-feira (3) a implantação de lonas em áreas consideradas críticas para deslizamento de barreiras no município. As lonas devem ser instaladas inicialmente em barreiras da Avenida Leste Oeste e no bairro de Bebedouro.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre, aplicação das lonas está prevista no plano de contingência municipal. “A aplicação dessas lonas deveria começar na semana passada, mas devido à chuva que pegou Maceió de surpresa no meio do verão, nós tivemos que adiar para essa semana”, explicou.
O coordenador disse ainda que a Defesa Civil monitora mais de 500 pontos críticos em caso de fortes chuvas. “Maceió tem um relevo bem complicado, temos muitas áreas de encosta. A maior parte destes 500 pontos é de encosta, mas há pontos de alagamento e outras ocorrências que são associadas à chuva que merecem nossa atenção”, destacou.
O plano de contingência municipal previa que a instalação de lonas em áreas de encosta deveria começar no final do mês de fevereiro, com o fim do verão, mas foi antecipado para aproveitar estiagem e garantir que não haverá acúmulo d’água no solo das áreas críticas.
Hoje (2) a Defesa Civil Municipal já tem quase dois mil metros quadrados de lona em estoque para iniciar esse serviço e já há um processo de licitação para a compra de novas lonas.
Caso os moradores de áreas de risco queriam acionar os técnicos da Defesa Civil para avaliação, basta entrar em contato, por telefone, no número 199.