Coordenador da Defesa Civil apresenta ações nos bairros de Maceió

Redação 19/01/2021 às 08:40
Coordenador da Defesa Civil apresenta ações nos bairros de Maceió

Apresentação ocorreu durante uma visita técnica da vereadora Gaby Ronalsa à sede da Defesa Civil Municipal

Explicar o desenvolvimento das ações que são desempenhadas pela Defesa Civil é importante para manter à sociedade informada e capacitada para compreender os fenômenos que ocorrem na cidade. Durante uma visita técnica que ocorreu nesta terça-feira (19), o coordenador Abelardo Nobre apresentou os trabalhos desenvolvidos pelas equipes do órgão municipal e falou sobre o monitoramento dos bairros. Na ocasião, estavam presentes a vereadora Gaby Ronalsa (DEM) e o Presidente da Associação dos Moradores de Fernão Velho, Ewerton Matos.

A apresentação abordou a importância da intersetorialidade nos estudos que envolvem os bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro; a relação entre a Defesa Civil Municipal e Estadual; as especificidades do período chuvoso e o funcionamento da rede de monitoramento. De acordo com Abelardo, é necessário falar sobre todo o funcionamento do órgão para que a população perceba que o trabalho da coordenadoria municipal não se restringe à bairros específicos.

“A Defesa Civil é responsável por toda a cidade. Nossa capital possui cerca de 570 pontos que apresentam riscos variados e 14 estações meteorológicas responsáveis pelo monitoramento. Há bairros que apresentam suas especificidades, mas o trabalho é constante dentro de todo o município. Nossa função enquanto órgão é salvaguardar vidas, todas elas” explicou.

O coordenador explicou as ações que vem sendo desenvolvidas pelo órgão municipal. Foto: Ascom/ Defesa Civil

Durante a visita técnica, a vereadora Gaby Ronalsa e o engenheiro Ewerton Matos também visitaram o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil de Maceió (Cimadec) e conheceram a sede da coordenadoria. Segundo a vereadora, conhecer a estrutura e as ações de atendimento e acompanhamento desencadeadas pelo município com relação aos bairros da cidade foi muito importante.

Durante a visita técnica, a sala de monitoramento do Cimadec foi apresentada. (Foto: Ascom/ Defesa Civil)

Lisa Gabriela (estagiária) / Ascom Defesa Civil