Controle Interno inicia mapeamento dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Maceió foi o primeiro a receber a visita técnica

Secom Maceió 30/09/2022 às 10:42
Controle Interno inicia mapeamento dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas

Iniciando o mapeamento de Instituições participativas de diferentes políticas públicas, o secretário Municipal de Controle Interno de Maceió, Tadeu Pereira, realizou, nesta quinta-feira (29), uma visita técnica ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) para aplicar questionários e realizar entrevistas.

O objetivo é realizar um mapeamento inicial das instituições colegiadas temáticas permanentes, instituídas por ato normativo, de diálogo entre a sociedade civil e governo para promover a participação no processo decisório e na gestão de políticas públicas.

O trabalho desenvolvido resultará em um relatório analítico que abordará, em linhas gerais: Pesquisa diagnóstico sobre Instituições Participativas (IPs) em Maceió, no âmbito municipal; Análise criteriosa da pesquisa e Consolidação dos dados; Relatório crítico; Desenvolvimento de Metodologia de Monitoramento e Avaliação das IPs; Desenvolvimento de ferramental para aplicação da metodologia.

De acordo com o secretário, a intenção é que os mecanismos que serão propostos sejam úteis para dar maior transparência, assegurar a conformidade com as normas e, em última análise, melhorar a prestação de serviços à população pelo fortalecimento das IPs, a partir da aproximação, do monitoramento e da avaliação por parte do Controle Interno Municipal.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Marceliano Teixeira, ressaltou que o diagnóstico da situação dos conselhos municipais é uma ação relevante, no sentido de dar um direcionamento na política de Controle Social da Prefeitura de Maceió. “Esperamos que a partir do diagnóstico haja um aprimoramento na política de atuação dos conselhos, no sentido de fortalecer esse instrumento de controle social para que se possa oferecer melhores serviços a sociedade”, ressaltou.

CGM

Controladoria Geral do Município

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió-AL // Telefone: (82) 3312-5370
ouvidoria@cgm.maceio.al.gov.br

Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h