Controle Interno conclui análises das prestações de contas anuais

Secretaria analisou e aprovou as prestações dos órgãos e entidades do poder executivo municipal

Secom Maceió 26/04/2023 às 12:17
Controle Interno conclui análises das prestações de contas anuais

A Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI) concluiu, nesta quarta-feira (26), o exame das prestações de contas de governo e gestão, referente ao exercício financeiro de 2022. A partir das análises, expressas no Relatório de Controle Interno, a Secretaria emitiu um parecer conclusivo opinando pela aprovação das contas, já que houve o cumprimento integral de todos os índices constitucionais e legais, assim como a representação da posição orçamentária, financeira e patrimonial.

Além das contas consolidadas, a SMCI analisou as prestações de contas dos órgãos e entidades do poder executivo municipal. Após análise, os processos foram devolvidos a cada órgão e entidade de origem para, em seguida, serem encaminhados ao Tribunal de contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), com fins de exame e julgamento.

O secretário do Controle Interno, Tadeu Pereira, frisa que a conclusão da análise foi feita dentro do prazo estabelecido pelo TCE/AL. " [Isso] demonstra a competência do nosso corpo técnico, e, também, dos que compõem as unidades da administração pública municipal, cujo diálogo permanente resultou no cumprimento da meta", pontuou.

O secretário contou, ainda, que o relatório e parecer de Controle Interno sobre as contas anuais serve como instrumento de transparência e prestação de contas à sociedade. "Os nossos relatórios são pensados para além de subsidiar os órgãos de controle externo, mas, sobretudo, ao cidadão, com linguagem gráfica que permite a simplificação dos dados e o entendimento pela sociedade", explicou.

Confira aqui o relatório.

CGM

Controladoria Geral do Município

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió-AL // Telefone: (82) 3312-5370
ouvidoria@cgm.maceio.al.gov.br

Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h