Controladoria reúne secretarias municipais para orientar sobre prestação de contas

Foram realizados oito encontros com técnicos de diferentes pastas para a apresentação do Manual de Prestação de Contas para Organizações da Sociedade Civil e esclarecimento de dúvidas

Michaelle Pereira (estagiária) - Secom Maceió 08/04/2024 às 11:15
Controladoria reúne secretarias municipais para orientar sobre prestação de contas
Reunião contou com técnicos de diversas secretarias do município Foto: Felipe Sóstenes/ Secom Maceió

A Controladoria Geral do Município (CGM) realizou, ao longo do mês de março, oito reuniões com técnicos de diversas secretarias para apresentar e esclarecer dúvidas sobre o Manual de Prestação de Contas para Organizações da Sociedade Civil (OSCs), lançado em fevereiro. 

Participaram das reuniões representantes das secretarias de Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (Semdes), Turismo (Semtur), Educação (Semed), Esporte (Semesp), Gestão de Pessoas e Patrimônio (Semge) e da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). 

O manual foi criado após a CGM constatar a dificuldade das OSCs em compreender e realizar a prestação de contas dos recursos públicos fornecidos nas parcerias de interesses comuns.

O material disponibilizado orienta as organizações sobre as rotinas e procedimentos de controle que devem ser observados nas prestações de contas. Ele também informa a Administração Pública sobre os procedimentos básicos que fazem parte das atividades de análise das contas de parcerias entre os órgãos e entidades da Prefeitura e organizações do terceiro setor. 

De acordo com a CGM, a disponibilização destas informações contribui não somente para capacitar as organizações sociais em relação aos procedimentos e responsabilidades relacionadas à prestação, mas também capacitar os cidadãos a compreenderem melhor sobre como os recursos públicos estão sendo utilizados em projetos de interesse coletivo. 

CGM

Controladoria Geral do Município

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió-AL // Telefone: (82) 3312-5370
ouvidoria@cgm.maceio.al.gov.br

Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h