Controladoria Geral do Município elabora Plano Anual de Auditoria Interna para 2025
Documento visa padronizar as atividades de auditoria preventiva e corretiva nas unidades administrativas
A Controladoria Geral do Município (CGM) finalizou a elaboração do Plano Anual de Auditoria Interna para 2025. O documento tem como principal objetivo padronizar as atividades de auditoria preventiva e corretiva nas unidades administrativas, conforme fatores de risco previamente avaliados. Acesse o plano aqui.
O controlador-geral do município de Maceió, José de Barros Lima Neto, destacou os objetivos estratégicos da iniciativa. “Para 2025, estamos focados em aprimorar a fiscalização, reforçar a prevenção de riscos e garantir que os processos administrativos sigam as normas vigentes, sempre priorizando a eficiência e a transparência”, pontuou.
José Barros, ainda ressaltou a importância da elaboração do documento para a gestão municipal. “O Plano é um instrumento essencial para garantir a governança pública e a transparência na gestão municipal. Ele padroniza as auditorias preventivas e corretivas nas unidades administrativas da prefeitura, permitindo a identificação de riscos, a avaliação da confiabilidade dos controles internos e a adoção de medidas corretivas. Dessa forma, asseguramos que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e em conformidade com as normas vigentes”, explicou o controlador-geral de Maceió.
Entre as novidades do plano em 2025, a CGM pretende intensificar o uso da análise de riscos para auditorias mais preventivas e dar mais ênfase à conformidade na execução de políticas públicas.
"A auditoria interna evita desperdícios, identifica falhas e assegura que os recursos sejam bem aplicados. Os relatórios da CGM ajudam na tomada de decisões mais seguras e eficazes", afirmou o subcontrolador-geral e auditor de controle interno, Jefferson Tadeu Pereira.
Em 2025, a CGM dará atenção especial a áreas estratégicas, como compras públicas, contratos administrativos, folha de pagamento e execução orçamentária. São setores considerados sensíveis e demandam um acompanhamento mais rigoroso para garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e transparente.
Controladoria Geral do Município
Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió-AL // Telefone: (82) 3312-5370
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h