Usuários dos Centros POP participam de oficina de educação ambiental

Participantes aprenderam a fabricar sabão caseiro com óleo de cozinha reutilizado

Matheus Silvino/ Ascom Semdes 10/12/2025 às 14:45
Usuários dos Centros POP participam de oficina de educação ambiental
Nesta quarta (10), iniciativa beneficiou assistidos do Centro POP 3. Foto: Allan César/ Secom Maceió

Usuários do Centro de Referência Especializado em Pessoas em SItuação de Rua participaram, na manhã desta quarta-feira (10), de uma oficina de educação ambiental e reutilização de materiais. A ação ocorreu no Centro POP 3, no Benedito Bentes.

A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió (Semdes) contou com o apoio da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb).

O serviço contemplou as três unidades do Centro POP em Maceió. Foram realizadas atividades de intervenção e conscientização, aulas-práticas de reutilização de materiais e muita troca de conhecimento.

O objetivo da ação foi orientar os participantes sobre a reutilização de materiais, como o óleo utilizado no cozimento de alimentos, que ao ser descartado de forma incorreta, degrada o meio embiente. A oficina também promoveu uma oportunidade de transformar o aprendizado em fonte de renda, com a fabricacão de sabão caseiro.

A educadora ambiental da Alurb, Ana Lucia, destacou o impacto da prática no dia a dia. "Nós tratamos do poder que o óleo de cozinha possui ,em relação à degradação do meio ambiente, e como utilizá-lo como utensílio diariamente. Sabemos que o descarte de forma irregular se aprofunda no solo, até chegar nos lençóis freáticos, causando impactos inimagináveis. Por isso, transformamos em algo útil e de muita qualidade, que é a produção do sabão caseiro", explicou.

A coordenadora do Centro POP 3, Luciana Batista, ressaltou a importância da oportunidade como fonte de fonte de renda. "Um ponto que é de extrema importância, além da conscientização, é a oportunidade que eles vão ter de ganhar dinheiro através dessas oficinas. Um produto caseiro que é muito procurado pelo mercado é o sabão, e com a produção e venda, pode se transformar para eles em uma fonte de renda e, com isso, melhorar de vida com a idependência financeira", disse.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h