Servidores da Alurb participam de treinamento sobre resíduos sólidos
Capacitação teve como tema a Nova NBR 10004/2024, principal norma para classificação de resíduos sólidos no Brasil

Após o convite da Associação dos Engenheiros Ambientais de Alagoas (AESAL), servidores da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) participaram, na noite da última quarta-feira(8), de um treinamento sobre a Nova NBR 10004/2024 e o que mudou nos processos de classificação dos resíduos sólidos. A palestra aconteceu na sede do CREA-AL, no bairro do Farol.
Comandada pela Mestre em Engenheira Agrícola e Ambiental, Amanda Dias, a capacitação mostrou a atualização da norma, que é a principal classificação de resíduos sólidos no Brasil, e passou por mudanças importantes que impactam diretamente a gestão ambiental, o licenciamento e as rotinas de engenharia.
Liz Araújo, engenheira ambiental, foi uma das organizadoras do treinamento e conta como ele pode ser benéfico para quem atua na área.
"O treinamento foi muito importante para os profissionais de meio ambiente, proporcionando a capacitação para a nova norma, que é uma das principais normas da área. Então, isso coloca os profissionais aptos a atuarem quando dá essa ativação. É um desafio para a categoria também, para os alunos ambientais, para as empresas e para todas as pessoas que trabalham na área de resíduos sólidos. A norma veio para agregar na questão da gestão de resíduos sólidos, ou seja, classificação, trazendo conceitos como a economia circular, que proporciona a utilização, a reciclagem, o reaproveitamento dos resíduos e principalmente a destinação e a disposição de forma ambientalmente adequada", afirmou.
O coordenador de tratamento e destino final, João Cesar, conta como o seminário foi importante para os profissionais que laboram no Aterro Sanitário.
"Nós que tratamos diretamente, no dia a dia, com resíduos sólidos achamos satisfatório o treinamento e atualização dessa norma que nos ajuda a fazer o tratamento correto de resíduos e a disposição final de forma adequada, preservando tudo que envolve a limpeza urbana e o meio ambiente", disse.
Ângela Silva, coordenadora dos Ecopontos, destaca o aprendizado: "Essa é mais uma informação relevante para o município, para que tudo seja tratado de forma adequada. E nós, que trabalhamos com essa responsabilidade, ficamos felizes com o aprendizado adquirido. Agora, iremos pôr em prática, de forma atualizada, a nova norma de classificação dos resíduos", concluiu.
Além dos servidores da sede da Alurb, que ficam no setor de engenharia ambiental, também participaram profissionais responsáveis pelos Ecopontos, pelo Aterro Sanitário, Arquitetura, Fiscalização e Cooperativas, representada pela presidente da Coopmundaú, Edneide Alves.
Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana
Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h