Servidora da Alurb transforma sustentabilidade em aprendizado para outras mulheres

Ana Lúcia é servidora efetiva da Prefeitura de Maceió há mais de 24 anos e realiza oficinas de sabão ecológico em ações da Autarquia de Limpeza Urbana

Alexandre Vieira/Ascom Alurb 28/10/2025 às 10:20
Servidora da Alurb transforma sustentabilidade em aprendizado para outras mulheres
Em oficinas promovidas pela Alurb, mulheres aprendem a fazer sabão reaproveitando óleo de cozinha. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb

No Dia do Servidor Público, celebrado nessa terça-feira(28), a história de Ana Lúcia, que há mais de 24 anos dedica seu trabalho à Prefeitura de Maceió, representa bem o significado de servir com propósito. Atuando na área de educação ambiental, ela encontrou no sabão ecológico uma forma simples e transformadora de unir sustentabilidade, solidariedade e empoderamento feminino.

Por meio das oficinas que realiza através da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana(Alurb), Ana ensina outras mulheres a reaproveitar o óleo de cozinha usado e transformar o que seria descarte em renda e consciência ambiental. Ela conta que seu trabalho teve uma influência essencial para que ela aprendesse a fabricação do sabão ecológico.

Reaproveitamento do óleo contribui para a preservação ambiental. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb
Reaproveitamento do óleo contribui para a preservação ambiental. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb

"Eu comecei por incentivo de uma coordenadora do setor de educação ambiental que queria ofertar essas oficinas. Mas, depois de um tempo ela desistiu pois não estava dando certo. A partir daí eu levei a ideia para casa e comecei a trabalhar nela, fazendo testes e chegando ao resultado final correto. As oficinas começaram a dar certo e até hoje eu passo tudo que sei para outras mulheres", disse.

A atitude de Ana Lúcia em reaproveitar óleo de cozinha é nobre, pois preserva o meio ambiente, tendo em vista que 1 litro de óleo é capaz de contaminar cerca de 10 mil litros de água, e ainda cria uma cadeia de renda extra para pessoas interessadas, já que o sabão ecológico pode ser comercializado ou usado em sua própria residência, evitando gastos com outros tipos de sabão.

Óleo é usado na fabricação de sabão em pedra e líquido. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb
Óleo é usado na fabricação de sabão em pedra e líquido. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb

"Hoje eu ensino a fazer sabão em pedra e líquido. Em casa, eu uso o sabão que fabrico e não tenho mais despesa com esse material. Reutilizando o óleo eu evito que ele seja descartado de forma irregular, matando plantas ou contaminando rios e mares. Com o sabão sendo produzido tiramos algo de ruim da natureza e transformamos em algo útil e de boa qualidade", revelou.

E completa: "Eu me sinto importante por fazer esse trabalho, por ensinar essas mulheres sobre preservação e geração de renda. Para mim é ótimo ajudar em ações da Prefeitura, levando coisas positivas para os maceioenses e a possibilidade de conquistar objetivos na vida".

Com um sorriso no rosto e as mãos sempre ocupadas com novos projetos, Ana Lúcia mostra que ser servidora pública é dedicação, criatividade e amor pelo que faz. Sua trajetória inspira colegas e reforça a importância de cada servidor que, assim como ela, transforma pequenas coisas em grandes mudanças para a cidade. Em diversas ações em comunidades e instituições de Maceió a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), Ana é uma das servidoras do órgão que levam a oportunidade de renda extra, recomeços e atitudes sustentáveis no trabalho realizado diariamente na capital.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h