Saúde combate focos do mosquito Aedes aegypti em borracharias

Ação foi realizada em estabelecimentos do Centro e Levada, parte baixa de Maceió

Wilson Smith/Ascom SMS 23/08/2023 às 13:00
Saúde combate focos do mosquito Aedes aegypti em borracharias
Combate a focos de mosquitos em borracharias de Maceió. Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, na última terça-feira (22), uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti em borracharias no Centro e Levada, bairros que ficam na parte baixa da capital.

A iniciativa foi executada pela Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, em parceria com a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), tendo o objetivo de vistoriar os estabelecimentos que podem ser possíveis criadouros de mosquitos.

A gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico, falou sobre a importância do trabalho. “A ação é importante para realizar o controle de pneus nessas localidades, onde existe o descarte inadequado, então os proprietários e responsáveis pelas borracharias necessitam se adequar para evitar ter ofertas de criadouros do mosquitos. Trata-se de uma ação contínua, quando passamos por períodos de muita chuva e isso possibilita acúmulo de água nesses pneus que se tornam criadouro ideal para a fêmea do mosquito Aedes aegypti”, explicou. 

Conforme registrado no Boletim Epidemiológico de Arboviroses, no período relativo à 1ª à 32ª semana, foram confirmados 733 casos de dengue, 218 casos de chikungunya e três casos de zika vírus, o Aedes aegypti é o mosquito transmissor dessas doenças.

O mosquito deposita seus ovos em recipientes com água parada, onde as larvas podem se desenvolver. Os pneus usados e outros objetos que acumulam água são locais ideais para a reprodução, pois oferecem um ambiente propício para o desenvolvimento das larvas até a fase adulta.

“Na ação de hoje visitamos 10 borracharias e sete foram autuadas. Os proprietários receberam orientações e têm um prazo para fazerem sua defesa e também se adequarem quanto aos pontos apresentados pela equipe”, informou o coordenador de operação de campo do programa de Controle do Aedes da SMS, Daniel Tomás.

É importante que pneus usados e outros objetos que possam acumular água sejam armazenados corretamente ou descartados de maneira que não permita o acúmulo de água.

A eliminação de possíveis criadouros é uma das estratégias que o Município tem desenvolvido para seguir atuando no controle da proliferação do Aedes aegypti e na prevenção das doenças por ele transmitidas.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h