Representantes da Prefeitura de Maceió conhecem iniciativa para aperfeiçoar arborização na capital
Comitiva visitou a Secretaria de Meio Ambiente e o Jardim Botânico para informar-se a respeito de ações e projetos realizados em Recife
A tarde desta segunda-feira (29) foi de troca de experiências para os representantes da Prefeitura de Maceió. Uma comitiva formada por diretoras e técnicos realizou uma visita à Recife, mais especificamente na Secretaria de Meio Ambiente e o Jardim Botânico da capital pernambucana, para conhecer ações e projetos realizados por eles em relação a arborização urbana.
A intenção principal do grupo, formado pelas diretoras Karine Gabriela e Kedyna Tavares, além dos técnicos Rosivan Mendes e Tamara Duarte, todos da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), era informar-se sobre o manejo, fornecimento e experiências do Projeto Via Jardim, executado pela Prefeitura de Recife, responsável por realizar o plantio de árvores adultas em grandes avenidas. Além disso, houve trocas de informações com o secretário, Oscar Barreto, sobre os serviços de poda e supressão, realizados pelos órgãos em suas respectivas cidades.
A diretora de arborização urbana de Maceió, Karine Gabriela, destaca o aprendizado sobre o funcionamento dos projetos e a possibilidade de trazer a ideia para Maceió. "Estou empolgada com o que nos foi apresentado e aproveitando para adquirir bastante conhecimento para levar ideias inovadoras para Maceió, melhorando nossos serviços de arborização e afins”, disse.
Na visita ao Jardim Botânico de Recife, acompanhados dos colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente Israel Vicente, Roberto Brederode, Eduardo Vasconcelos e Yasodhara Lacerda, os representantes de Maceió puderam aprender mais sobre a flora local, o viveiro nele inserido e sobre os Econúcleos de educação ambiental.
Por último, a comitiva maceioense visitou o Parque da Jaqueira para aprender mais sobre os jardins filtrantes presentes. Os jardins são uma tecnologia natural de tratamento da água poluída, também chamada de Solução Baseada na Natureza. Eles atuam no ambiente a partir de plantas aquáticas com potencial de filtragem da água, as plantas fitorremediadoras, que controlam a poluição e ampliam a oxigenação da água.
Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, aprovou a visita à Recife e destacou que novos projetos podem chegar a Maceió. "São ótimas ideias para a preservação da cidade e do meio ambiente. Tudo que é bom deve ser replicado e é isso que iremos fazer: buscar a viabilidade de fazer acontecer também em Maceió", afirmou.
Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana
Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h