Representantes da Prefeitura conhecem práticas para aperfeiçoar a limpeza urbana em Maceió
Viagem à Brasília busca trazer novidades na contenção do descarte irregular e reciclagem para a capital alagoana
Representantes da Prefeitura de Maceió viajaram à Brasília para conhecer projetos e técnicas que possam ser aplicadas na capital para aperfeiçoar o serviço de limpeza urbana. A comitiva, formada pela diretora de planejamento Kedyna Tavares e a coordenadora de cooperativas e recicláveis Virgínia Lucena, iniciaram as visitas no Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) na terça-feira (05).
Na sede do SLU, a comitiva participou de uma apresentação que visava demonstrar uma visão ampla e objetiva dos equipamentos públicos de limpeza urbana utilizados na cidade, os contratos das empresas e o modus operandi de alguns serviços disponibilizados. Além disso, as representantes de Maceió visitaram o museu da SLU, onde puderam apreciar a história e os avanços que Brasília conquistou com relação a limpeza urbana.
Outro local visitado pela equipe foi a Central das Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis Francisco de Assis (CENTCOOP), que foi idealizada em 2002, a partir do Fórum Lixo e Cidadania do DF, e oficializada em 2006, se tornando, posteriormente, a maior referência na América do Sul no âmbito de triagem e reciclagem de resíduos descartáveis.
O último ambiente visitado na terça-feira (05) foi a Associação Recicle a Vida, localizada em Ceilândia. Lá, as servidoras absorveram vários projetos e incentivos à coleta seletiva, entre eles as boas condições de trabalho e a capacitação de catadores. Outra iniciativa observada, que será trazida para Maceió, é a utilização de máquinas que facilitam o processo da reciclagem para as cooperativas associadas a Prefeitura.
Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, destaca o aprendizado sobre o funcionamento de alguns serviços e a possibilidade de trazer ideias para Maceió. “Estou empolgada com o que nos foi apresentado e aproveitando para adquirir bastante conhecimento para levar o máximo de ideias inovadoras para Maceió, melhorando nosso serviço de limpeza urbana”, disse.
A coordenadora de supervisão de cooperativas e recicláveis, Virgínia Lucena, acrescentou que tudo que for benéfico a população deve ser aproveitado. “A gente sempre busca melhorar de alguma forma os serviços disponibilizados pela Prefeitura. Então, quando somos apresentados a novos projeto, temos certeza que isso pode acrescentar no trabalho que já realizamos”, afirmou.
Na manhã da última quarta-feira (06), o grupo foi ao aterro sanitário que fica situado em Samambaia, região administrativa do Distrito Federal, que possui uma área de aproximadamente 760 mil m² e recebe, de acordo com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), 2.500 toneladas de resíduos diariamente.
A tarde, as servidoras participaram de uma reunião no Ministério do Meio Ambiente onde conheceram alguns programas que serão implantados em Maceió, além de fazer uma capacitação sobre o Cadastro Ambiental Urbano. Com isso, a capital alagoana será a primeira do estado a usar a ferramenta que é utilizada para cadastrar áreas verdes da cidade.
A viagem se encerra na sexta-feira (08), no entanto, a comitiva ainda irá visitar e conhecer práticas sustentáveis em Curitiba-PR, durante esta quinta-feira (07), visando subsidiar a elaboração de novos projetos para a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).
Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana
Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h