Representantes da Prefeitura conhecem iniciativas para aperfeiçoar a limpeza urbana de Maceió

Redação 30/07/2021 às 10:03
Representantes da Prefeitura conhecem iniciativas para aperfeiçoar a limpeza urbana de Maceió

Entre as novidades mais observadas, está o compactador estacionário, equipamento que proporciona redução considerável no volume inicial dos resíduos

Representantes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) foram a Recife conhecer projetos e técnicas que possam ser aplicadas em Maceió para aperfeiçoar o serviço de limpeza urbana. A comitiva, formada pelo diretor de operações Aerson Mendonça e o superintendente adjunto Ronaldo Farias, esteve na última quarta-feira (30) e quinta-feira (31) na sede da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) da Prefeitura do Recife.

Durante a reunião, a comitiva conheceu o funcionamento da Central de Controle Operacional (CCO), responsável por uma fase de gestão única no Brasil, que otimizou a receita e serviu melhor a população, chegando a se tornar um case de sucesso como o Connect Smart Cities (2019).

Aerson Mendonça, diretor de operações da Sudes, destaca o aprendizado sobre o funcionamento da central e a possibilidade de trazer a ideia para Maceió. “Estou empolgado com o que nos foi apresentado e aproveitando para adquirir bastante conhecimento para levar ideias inovadoras para Maceió, melhorando nosso serviço de limpeza urbana”, disse.

Entre as novidades mais observadas, está o compactador estacionário, equipamento dotado de um sistema hidráulico de compactação que proporciona redução considerável no volume inicial dos resíduos. Além disso, oferece inúmeras vantagens em seu trabalho, entre elas, higiene ambiental, baixo custo operacional, segurança e fácil manutenção.

Compactador estacionário otimiza o procedimento de armenizar resíduos.
Foto: Ascom Sudes

O superintendente adjunto de Desenvolvimento Sustentável, Ronaldo Farias, acrescentou que tudo que for benéfico a população deve ser aproveitado. “A gente sempre busca melhorar de alguma forma os serviços disponibilizados pela Prefeitura. Então, quando somos apresentados a um projeto como esse, temos certeza que isso pode acrescentar no trabalho que já realizamos”, afirmou.

Bruno Cabral, diretor de limpeza urbana da Emlurb, avalia a troca de experiências como positiva e diz que pretende vir à Maceió conhecer novos projetos.

“É sempre positivo poder trocar experiências, principalmente em uma tipicidade de serviços tão específicos como os de limpeza urbana. A princípio, adoramos a iniciativa realizada pela Prefeitura de Maceió no tocante ao descarte dos entulhos nos ecopontos. Ficamos felizes em contribuir de alguma forma para a melhoria da limpeza urbana da capital alagoana e queremos ir conhecer projetos de lá”, concluiu.

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h