Representante da Prefeitura de Maceió participa da Expocatadores 2022, em São Paulo

Evento aconteceu durante esta semana e abordou temas como a Economia Circular Inclusiva e o Cooperativismo Solidário

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 16/12/2022 às 10:11
Representante da Prefeitura de Maceió participa da Expocatadores 2022, em São Paulo
Representante da Prefeitura de Maceió participa da Expocatadores 2022, em São Paulo.

Durante os dias 12, 13 e 14 deste mês, a Prefeitura de Maceió esteve presente na Expocatadores 2022, evento realizado em São Paulo, que recebeu cerca de mil catadores de recicláveis de todo o Brasil. Os temas abordados durante a conferência foram a coleta seletiva solidária, que engloba a prestação de serviços dos catadores de materiais recicláveis dentro da economia circular, a recuperação das embalagens e educação ambiental.

A representante da Prefeitura de Maceió, Kedyna Tavares, que é diretora de planejamento da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), conta que o evento é encontro de experiência e compartilhamento de acertos e aprendizagens.

"Participar desse evento mostrou que o município de Maceió é referência na contratação de cooperativas de materiais recicláveis no Brasil. Em palestra, debates e discursos sobre a temática outros estados solicitaram o modelo de contratação da Prefeitura de Maceió. Isso mostra que estamos fazendo um trabalho exemplar, mas que podemos avançar", disse.

O evento contou, ainda, com a participação das presidentes de cada cooperativa que presta o serviço de coleta seletiva no município, são elas: Cooprel Benedito Bentes, Cooprel Antares, Coopvila, Cooplum e a Catamundaú. A última citada está em formação no bairro do Vergel do Lago com o apoio da atual gestão.

Um dos destaques do evento foi o lançamento do Atlas Brasileiro da Reciclagem – uma plataforma que reunirá um banco de dados sobre o cenário e resultados da cadeia de reciclagem em todo o Brasil, a partir de informações das organizações de catadores de materiais recicláveis espalhadas pelo país e pelos outros atores deste setor, formais e informais.

"Foram dias de conhecimento, aprendizagem, exposições, feiras e visitas. Estou levando uma bagagem de tecnologias e planejamentos para futuras ações e projetos relacionados a coleta seletiva e cooperativas na cidade de Maceió", completou a diretora.

Além da participação no evento, a diretora realizou uma visita a uma empresa que faz a reciclagem de vidros, localizada na cidade de Mogi das Cruzes. O importante dessa visita foi ajustar uma parceria para a logística reversa, principalmente na orla de Maceió, onde o descarte irregular e o aumento dos vidros foram significativos durante o ano.

Novo edital

A ampliação da coleta seletiva é pauta engatilhada já para o início de 2023, quando a Prefeitura irá lançar o novo edital para a contratação das cooperativas que darão continuidade ao serviço. Atualmente, a coleta de recicláveis atende cerca de 16 mil residências da capital. A meta é atingir 50 mil domicílios, cerca de 200 mil moradores, e 85% dos bairros de Maceió, gerando renda para os catadores e bons hábitos para a população.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h