Projeto 'Parque nas Escolas' retoma atividades em instituição no bairro do tabuleiro
Iniciativa aproxima alunos da rede municipal da natureza e promove conscientização ambiental
A Prefeitura de Maceió iniciou a segunda edição do projeto ‘Parque nas Escolas’. Educadores ambientais da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) visitaram escolas da rede pública municipal de ensino para explicar sobre a fauna e a flora do Parque Municipal. Nesta terça-feira (22), mais de 200 crianças foram beneficiadas com a atividade.
Este ano, a primeira unidade a ser contemplada com o projeto foi a Escola Municipal Professora Natalina Costa Cavalcante, localizada no bairro do Tabuleiro do Martins. Na ocasião, animais taxidermizados do Museu do Parque foram expostos aos alunos. A aula prática sobre a fauna existente no local estimula a visita dos estudantes ao equipamento, que fica em Bebedouro.
A vice-diretora da escola, Márcia Portela, revela que a ansiedade tomou conta no momento em que foi divulgada a abertura das inscrições para participar do projeto.
"Quando vi que abririam as inscrições, fiquei logo ansiosa para inscrever nossa escola. Não imaginei que seria a primeira a receber o pessoal. Foi maravilhoso", disse.
Uma dos exercícios ministrados pelos educadores ambientais para as crianças foi a explicação sobre a importância em ter uma consciência ambiental e como reagir ao encontrar animais como cobras, lagartos e saguis.
A coordenadora dos parques de Maceió, Rafaela Brito, explica a importância de realizar o projeto ambiental dentro das escolas.
"Esse é um momento enriquecedor para as crianças, já que elas podem aprender um pouco sobre a fauna e a flora do parque. Tenho certeza que elas vão chegar em casa e pedir para o papai e a mamãe para visitar o parque, aumentando esse contato com a natureza, além da certeza de que elas irão propagar todo esse conhecimento", afirmou a coordenadora.
Camille Sophia tem 5 anos e amou apreciar de perto um dos bichos taxidermizados pelos estagiários do Parque Municipal, o jacaré Thales.
"Ele tem cara de feroz, mas eu não fiquei com medo. Nem do jacaré, nem da cobra. Agora eu quero brincar no parque que a tia falou e ver a preguiça na árvore", contou a menina.
Neste dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água e, para aproveitar a ocasião, os jovens aprendizes da Viambiental, empresa responsável pela coleta domiciliar na parte alta da cidade, aproveitaram para conscientizar sobre a importância da água e formas de preservar e evitar o desperdício.
"Eu achei muito legal esse momento que fizeram aqui na escola. Meus filhos aprendem e eu também, já que eles chegam em casa me contando tudo. É muito importante e gratificante saber que aqui eles estão aprendendo a preservar o meio ambiente e se tornar pessoas mais conscientes", revelou Roberta Paes, que é mãe de três alunos que estudam na escola.
Para participar do Projeto 'Parque nas Escolas', o diretor ou professor da unidade escolar deve fazer a inscrição e agendar a visita pelo WhatsApp (82) 98801-3651 ou pelo e mail [email protected], em horário comercial, até o dia 31 de março.
Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana
Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h