Prefeitura recupera antigo ponto de lixo na Jatiúca

Local era alvo de constantes descartes irregulares feitos pela população

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 07/05/2022 às 12:27
Prefeitura recupera antigo ponto de lixo na Jatiúca
Prefeitura recupera antigo ponto de lixo no bairro da Jatiúca. Foto: Ascom Sudes

Em uma atividade iniciada na segunda (02) e encerrada na tarde dessa sexta-feira (06), a Prefeitura de Maceió devolveu aos moradores do bairro da Jatiúca uma área pública que era alvo de constantes descartes irregulares feitos pela própria população. A ação contou a partipação de jovens aprendizes da Naturalle, empresa responsável pela coleta domiciliar na parte baixa da cidade.

Antes e depois da revitalização do local. Foto: Ascom Sudes
Antes e depois da revitalização do local. Foto: Ascom Sudes

Além deles, cerca de 10 educadores ambientais da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) fizeram a reutilização de 30 pneus para ornamentar a área, sendo que 20 foram retirados do próprio local, provenientes do descarte irregular. 50 mudas de plantas ornamentais foram colocadas, tendo em vista que a região já possui árvores de grande porte.

Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, afirma que devolver esses locais para os cidadãos que residem no entorno é de extrema importância.

"Algumas dessas áreas eram utilizadas pelos adultos e crianças para o lazer e são prejudicadas por pessoas que não possuem o censo de descartar de forma correta seus resíduos. Então, esse trabalho de revitalizar devolve a região limpa e sustentável para os moradores", disse.

O órgão ainda realizou educação ambiental nas redondezas, levando orientações sustentáveis para comerciantes e transeuntes e a pintura em postes do espaço, trazendo mais vida e arte para o local.

Moradora do entorno, Maria Ângela fica grata com a atividade. "Nós, moradores, não ficávamos felizes em ver um local bem perto de nossas casas cheio de lixo. Ainda mais que vários bichos se criavam aí, trazendo perigo para crianças que brincam na rua", afirmou.

Moradores relatou felicidade pela ação. Foto: Ascom Sudes
Moradores relatou felicidade pela ação. Foto: Ascom Sudes

A ação beneficiou diretamente cerca de 500 pessoas que circulam ou residem próximo ao local. A Sudes ainda está realizando um trabalho semelhante, que deve ser concluído na próxima semana, no Conjunto Medeiros Neto, no Tabuleiro dos Martins.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h