Prefeitura realiza limpeza de canais para facilitar escoamento de águas pluviais

Equipes têm atuado em regiões críticas da capital para evitar transbordamentos

Alexandre Vieira/Ascom ALURB 25/05/2023 às 10:11
Prefeitura realiza limpeza de canais para facilitar escoamento de águas pluviais
Alurb realiza limpeza de canais para facilitar escoamento de águas pluviais. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Visando minimizar as consequências das fortes chuvas que atingiram a capital nos últimos dias e possuem previsão de continuar durante a próxima semana, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) vem atuando de forma intensa na limpeza de canais em pontos críticos da capital.

Durante esta semana, os trabalhos se concentram na Grota Boa Esperança, no Antares, no Canal da Chã da Jaqueira, no Cana do Cigano, Mundaú e do Papódromo. Os locais ficam no Vergel, onde cerca de 50 agentes de limpeza, com a ajuda de máquinas retroescavadeiras, fazem a retirada de barro e resíduos descartados de forma irregular pela população, que são arrastados pelas águas da chuva.

Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, afirma que o serviço tem que ser intensificado para evitar que os cidadãos passem por situações difíceis no período chuvoso. “Iremos atender diversos locais críticos para que as águas pluviais sigam seu destino correto e não transbordem ou causem transtornos aos moradores ribeirinhos e os demais cidadãos da capital”, disse.

Após concluir a atividade nas localidades supracitadas, o órgão também irá atender o Canal Celeste Bezerra, na Levada; a Grota Santa Helena, no Santo Amaro; o Canal da Guarda em Rio Novo e a Grota do Andraújo, em Garça Torta, que são locais já mapeados pela Autarquia e recebem o serviço de forma periódica, evitando transbordamentos e transtornos aos ribeirinhos.

Serviços de prevenção

A Alurb já vem atuando de forma intensa desde o início do período chuvoso, em abril. Além da limpeza de canais, a foz do Riacho Salgadinho, na Praia da Avenida, possui equipes de limpeza de forma integral. Outro serviço é a poda de árvores, que somente no último fim de semana atendeu mais de 10 ocorrências de queda de exemplares e supressões em áreas de risco.

"Iremos atender todos os bairros e suas necessidades. Temos o mapeamento das áreas mais críticas em relação aos serviços que ofertamos à população e estaremos disponíveis e prontos para atuar quando necessário", completou Teófilo.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h