Prefeitura lança campanha "Somos Meio Ambiente"

Programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente visa unir gestão pública e população em defesa da natureza

Alexandre Vieira/Ascom ALURB 02/06/2023 às 11:26
Prefeitura lança campanha "Somos Meio Ambiente"
'Somos Meio Ambiente': campanha da Prefeitura de Maceió discute papel do cidadão na preservação do meio ambiente.

A Prefeitura de Maceió lança na próxima segunda-feira, dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a campanha "Somos Meio Ambiente", em evento que acontecerá no Alto do Cruzeiro, em Fernão Velho, das 8h às 16h.

O foco da campanha é a conscientização ambiental com a expectativa de chamar a atenção dos maceioenses e visitantes para ações simples do cotidiano, que contribuem para a preservação da natureza, como, por exemplo, evitar o descarte irregular de resíduos que afetam o meio ambiente.

A abertura do evento terá uma apresentação da banda da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC), que também ficará responsável por uma exibição de arco e flecha. Na sequência, haverá uma exposição sobre a história do bairro de Fernão Velho, além do plantio de uma muda de árvore nativa da região.

A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB), que está à frente da campanha, realizará um mutirão de limpeza, além de ações de educação ambiental, doação de mudas de espécies nativas e uma exposição de exemplares da fauna e da flora do Parque Municipal.

Com as crianças que comparecerem ao local serão realizadas oficinas de brinquedos recicláveis e sabão caseiro, atividades lúdicas de conscientização ambientação e pintura facial. A Coopvila, uma das cooperativas parceiras da Prefeitura, fará uma demonstração de como fazer a reciclagem de vidro.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá uma tenda de atendimento e orientação à população do bairro, serviços de fisioterapia, testes rápidos, massagem, saúde ambiental e vigilância sanitária. Também será oferecido serviço veterinário de orientação preventiva à comunidade, pela Secretaria Extraordinária de Bem Estar Animal.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) levará ao evento alunos de escolas municipais da região para participar de uma oficina de sustentabilidade, com um tapete lúdico sobre arboviroses. Outra atividade voltada para a educação será ofertada pelo Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), que irá orientar sobre o trânsito, além de realizar o cadastro do cartão VAMU.

Por fim, servidores e voluntários que estiverem no evento terão a oportunidade de realizar uma trilha guiada pelo Alto do Cruzeiro, além de participar de aulas de zumba e bater uma bola no futmesa, atividades que serão oferecidas pela Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) e Secretaria Municipal de Esporte (SEMESP), respectivamente.

Durante todo o mês de junho, a Prefeitura realizará atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente em outros bairros de Maceió. A programação será divulgada antecipadamente.

Práticas sustentáveis

Com práticas simples e sustentáveis, como destinar recicláveis para cooperativas, embalar corretamente o lixo domiciliar, não jogar resíduos fora da lixeira de rua, o cidadão pode evitar enchentes e alagamentos, a disseminação de doenças, prejuízos para sobrevivência da fauna e flora nativa e a contaminação e poluição de rios e do solo. É essa conscientização que a campanha Somos Meio Ambiente pretende levar à população.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h