Prefeitura inicia intervenções em grotas para evitar desabamento de residências

Casas condenadas foram desocupadas pelos moradores e serão demolidas

Deborah Freire/Secom Maceió 01/04/2022 às 12:52
Prefeitura inicia intervenções em grotas para evitar desabamento de residências
Ações de prevenção foram iniciadas nas grotas / Foto: Cortesia

A Prefeitura iniciou nessa quinta-feira (31) as intervenções nas grotas do Pau d’Arco e da Travessa Santo Antônio, no bairro Jacintinho, para evitar novos deslizamentos de barreira e desabamento de casas no período chuvoso.

Uma casa que desabou parcialmente na Travessa Santo Antônio foi totalmente demolida na quinta (31) e, nesta sexta (1º), as equipes da Secretaria de Infraestrutura e da Defesa Civil estiveram na Grota do Pau d’Arco para viabilizar a demolição de quatro casas que foram condenadas.

Os imóveis foram desocupadas na quinta (31) e as famílias encaminhadas para a casa de parentes. Em seguida serão atendidas pela a Secretaria de Assistência Social de Maceió (Semas), que irá definir que tipos de assistência elas irão receber como, por exemplo, o auxílio-moradia.

De acordo com o gerente municipal das Grotas, Samuel Santos, os imóveis já começaram a ser destelhados e escorados para a demolição, prevista para a próxima semana. Após isso, a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) vai fazer a remoção dos entulhos e a limpeza das áreas.

Na Travessa Santo Antônio será instalada uma estrutura hidráulica para desviar a água que provocou o deslizamento da barreira, e no Pau d’Arco, uma passagem de pedestres que foi corroída por baixo com a ação da água, terá a estrutura reforçada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

Nessa mesma área será colocado um tapume de proteção, ao lado da barreira, para evitar acidentes com as pessoas que passam pelo local.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h