Prefeitura faz visita técnica ao aterro sanitário de Jaboatão dos Guararapes (PE)

Gestores e técnicos da Alurb e Semurb foram conhecer novas práticas sustentáveis que poderão ser implantadas no aprimoramento do CTR de Maceió

Alexandre Vieira/Ascom Alurb e Vinicius Teodósio/Ascom Semurb 22/09/2023 às 12:33
Prefeitura faz visita técnica ao aterro sanitário de Jaboatão dos Guararapes (PE)
Representantes da Prefeitura de Maceió realizam visita técnica ao aterro sanitário de Jaboatão dos Guararapes-PE. Foto: Ascom Alurb

Buscando o aperfeiçoamento da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Maceió, representantes da Prefeitura realizaram uma visita técnica, quinta-feira (21), ao aterro sanitário de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, para conhecer práticas que funcionam positivamente no local e implantá-las na capital alagoana.

Diretores e coordenadores da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) visitaram a Usina de Biogás do local, responsável por captar e tratar da maneira correta os gases gerados pelos resíduos, transformando-os em renda para o município através da comercialização do carbono.

Foto: Ascom Alurb
Foto: Ascom Alurb

Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, afirma que o CTR de Maceió já possui diversas práticas sustentáveis, mas trazer novidades é essencial.

"Estamos buscando nos manter sempre atualizados quanto às medidas sustentáveis, que trazem retorno para a cidade e a natureza. Já reutilizamos o chorume tratado e os resíduos de construção civil, gerando economia de gastos para Maceió, e agora vamos em busca de novas condutas, que podem gerar empregos e renda, além da redução de despesas", explicou.

Outra técnica apresentada para os representantes pela Orizon, que também é a responsável pelo aterro de Maceió, foi a Unidade de Triagem Mecânica (UTM), capaz de realizar uma separação dos resíduos antes de acondicioná-los, resultando no aumento de vida útil do aterro e devolvendo alguns materiais para a cadeia de desenvolvimento.

Foto: Ascom Alurb
Foto: Ascom Alurb

A Semurb já emitiu a licença ambiental necessária para dar início ao processo de instalação da usina de biogás em Maceió. Thaisa Breda, diretora geral de licenciamento ambiental, participou da visita e enfatizou a significativa importância desse projeto em direção a um futuro mais sustentável.

"Com grandes investimentos no Ecoparque de Maceió, estaremos aptos a produzir biometano para a geração de energia elétrica, contribuindo para a redução da pegada de carbono e minimizando o impacto ambiental. O primeiro passo rumo a um amanhã mais ecológico já foi dado pela Semurb, por meio da emissão dessa licença", destacou Thaisa.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h