Prefeitura de Maceió realiza ação de combate à leptospirose no Mercado da Produção

A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, em um trabalho integrado entre secretarias e superintendências

João Ferro/Ascom Semtabes e Ascom Sudes 23/07/2022 às 15:02

A Prefeitura de Maceió realizou neste sábado (23) a ação de combate a leptospirose no Mercado da Produção e no entorno, no bairro da Levada. A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e contou com a participação de diversos órgãos municipais.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realizou a revisão e intervenção de galerias e canais da região, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) levou limpeza para toda a região e a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) deu apoio nas ações realizadas nos mercados públicos.

A vigilância Sanitária distribuiu panfletos e hipoclorito de sòdio para auxiliar na higienização dos alimentos. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió
A vigilância Sanitária distribuiu panfletos e hipoclorito de sòdio para auxiliar na higienização dos alimentos. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Nilson Malta, a ação teve como objetivo levar maior segurança sanitária para os permissionários, consumidores, além de toda a população que reside na região. “Levamos serviços de limpeza, panfletos informativos de combate a leptospirose, e o ônibus da vacina que ficou no estacionamento do Mercado do Artesanato, levando imunização para as pessoas da região”, disse.

Lenilda Costa, tem 50 anos, e já é permissionária no Mercado da Produção há 30 anos. Ela acredita que a ação pode além de melhorar a higiene do local de trabalho, possibilitar maior procura do consumidor.

"No mercado da produção é o que mais precisa, de higiene, orientação. É muito bom, muito interessante, gostei de verdade. Do jeito que a Prefeitura tem feito, vai atrair mais cliente, mais turistas, até por um sair passando ao outro”, enfatizou a permissionária.

Os permissionários receberam com alegria os serviços do dia D do combate a Leptospirose. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió
Os permissionários receberam com alegria os serviços do dia D do combate a Leptospirose. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

"A Semtabes tem sempre atendido as demandas, toda parte de dedetização e limpeza vem sendo concluída, tanto diariamente, como nos serviços do mutirão de limpeza, que vem dando prioridade ao mercado da produção”, esclareceu o administrador do Mercado da Produção, Fabrício Machado sobre o cuidado com a limpeza do local.

A ação de combate a leptospirose será levada também para outros mercados públicos de Maceió, que são administrados pela Semtabes. Os trabalhos serão levados na próxima quarta-feira (27), ao Mercado do Benedito Bentes e já na sexta-feira (29), ao Mercado do Tabuleiro do Martins.

Limpeza

Contribuindo com o combate a leptospirose, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) enviou 40 agentes de limpeza para realizarem serviços de capinação, varrição e pintura de meio fio em ruas e espaços públicos do entorno do Mercado da Produção, na Levada.

Com a ajuda de máquinas, os agentes também fizeram o recolhimento de resíduos descartados de forma irregular, prática comum na região, em pontos de lixo do bairro, evitando o acúmulo e, consequentemente, a proliferação de animais peçonhentos, doenças e pragas.

De acordo com Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, a prática ainda é comum, o que dificulta o trabalho da Prefeitura em relação a limpeza.

"Infelizmente em alguns bairros de Maceió a situação é complicada. Vemos que o lixo é um fator que traz riscos para a saúde do ser humano, ajudando na proliferação de animais peçonhentos e pragas", afirmou.

Prefeitura de Maceió realiza ação de combate à leptospirose no Mercado da Produção
ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h