Prefeitura de Maceió e parceiros realizam ação de limpeza nas praias de Guaxuma e Ipioca

Atividade aconteceu no último fim de semana e reuniu mais de 200 pessoas

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 19/09/2022 às 10:26
Prefeitura de Maceió e parceiros realizam ação de limpeza nas praias de Guaxuma e Ipioca
Prefeitura de Maceió e parceiros realizam ação de limpeza nas praias de Guaxuma e Ipioca. Foto: Célio Junior /Secom Maceió

Durante o último sábado (17) e domingo (18), a Prefeitura de Maceió em parceria com a ONG Ipioca Praia Limpa e o Instituto Biota realizaram ações de limpeza nas praias de Guaxuma e Ipioca. A atividade fez alusão ao Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios, comemorado no dia 21 de setembro, onde pessoas se reúnem em todo o mundo para fazer o recolhimento de resíduos na costa e catalogá-los.

Mais de 200 pessoas, entre servidores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), integrantes das instituições participantes e voluntários, munidos de sacos de lixo, fizeram o recolhimento de itens descartados de forma irregular na faixa de areia das praias. Os materiais mais encontrados foram plásticos, vidros e bitucas de cigarro.

Plásticos, vidros e bitucas de cigarro, foram alguns dos materiais mais encontrados. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió
Plásticos, vidros e bitucas de cigarro, foram alguns dos materiais mais encontrados. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

De acordo com Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, destaca a importância de atividades como esta.

"Nossa intenção é mostrar que a preservação deve ocorrer não somente nesta data, mas sim todo o tempo. Realizamos essas ações diversas vezes e sempre nos deparamos com muito lixo descartado de forma irregular, que acaba prejudicando a natureza", disse.

Instituições parceiras fizeram exposição durante a ação. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió
Instituições parceiras fizeram exposição durante a ação. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

Duas exposições foram montadas no local pelos laboratórios de Ficologia (Labofic) e de Biologia Marinha e Conservação (Lamarc), ambos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Bruno Stefanis, presidente do Instituto Biota, afirma que o meio ambiente acaba sendo o maior prejudicado com a falta de consciência ambiental.

"O número de animais que encontramos com lixo é o indicativo do quão prejudicada está sendo a natureza. Não temos como limpar o mar todos os dias, mas com ações assim, queremos que as pessoas se conscientizem e evitem o descarte irregular", afirmou.

Foto: Célio Júnior /Secom Maceió
Foto: Célio Júnior /Secom Maceió

Também foram parceiros na ação a Coopra Alimentos, a Fundação Toyota do Brasil, a Fundação SOS Mata Atlântica, o ICMBio / APA Costa dos Corais e a Resex Marinha Lagoa do Jequiá.

Ao final da ação, o lixo coletado passou por uma triagem, onde os resíduos sólidos foram separados dos orgânicos e receberam a destinação correta. O que não puder ser reciclado ou reutilizado foi encaminhado ao aterro sanitário da capital.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h